Seja Bem-Sucedido em Família

SÉRIE: COMO SER BEM-SUCEDIDO
SEJA BEM-SUCEDIDO EM SUA FAMÍLIA | 03/05
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” (1ª Timóteo 5.8)
Você acha que é bem-sucedido em sua família? De verdade, você acha que você é um sucesso dentro da sua casa, diante do seu cônjuge e dos seus filhos? Eles podem afirmar o seu sucesso em família?
Às vezes, nós pensamos que somos bem-sucedidos em família, quando, na verdade, não somos! Isso acontece porque somos egoístas e achamos que somos bons demais! Porém, só quem convive ao nosso redor é quem pode dizer a verdade a nosso respeito. Há uma famosa frase que diz:

Nenhum sucesso profissional justifica uma família falida!

Enquanto não entendermos que a nossa família é a nossa prioridade, não conseguiremos ser bem-sucedidos! Precisamos substituir o espírito egocêntrico e orgulhoso pelo espírito generoso e humilde. A Bíblia nos ensina a ser bem-sucedidos em família.
Para ser bem-sucedido em sua família…
1. Priorize os PLANOS e PROJETOS de Deus
“Então o Senhor disse a Noé: Entre na arca, você e toda a sua família. […] E Noé fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado.”  (Gênesis 7.1,5)
Quando o dilúvio venho sobre a terra, a única família que sobreviveu foi a de Noé. Por quê? Porque ele priorizou os planos e projetos que Deus tinha para ele e para sua família. A grande questão da vida não é o meu plano ou o seu plano, mas, sim, o plano de Deus, o projeto que Ele tem para cada um de nós. Encontrar o plano de Deus para nossas vidas e família é a grande questão!
Descubra quais são os planos e projetos que Deus tem para você e para sua família. Dê prioridade a eles, e você e sua família conseguirão passar pelos dilúvios da vida. Você será bem-sucedido em sua família. Faça como Josué e declare em alto e bom som:
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24.15)
Para ser bem-sucedido em sua família…
2. Enfrente junto dela as TEMPESTADES da vida
“Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio.” (Gênesis 7.7)
Noé e sua família estavam na arca enquanto a tempestade caía do lado de fora. Estavam juntos na hora da tempestade. Noé e sua família enfrentaram, juntos, as tempestades da vida. Não abandone o barco quando a tempestade chegar à sua tenda! Não pule fora nos momentos difíceis da sua família! Não se faça de indiferente enquanto sua família passa por lutas. Enfrente as tempestades da vida junto da sua família!
Nas tempestades podem haver perdas! Mas elas passam! As tempestades nunca duram para sempre! Chegará o tempo da bonança!
Para ser bem-sucedido em sua família…
3. Espere com FÉ o tempo de SILÊNCIO de Deus
“Passados quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca.” (Gênesis 8.6)
O silêncio de Deus sempre tem um propósito. Somente depois de quarenta dias foi que Noé abriu a janela da arca. No silêncio de Deus aprendemos coisas que nunca aprenderíamos se Ele estivesse gritando em nossos ouvidos! Se você e sua família tem experimentado o silêncio de Deus, é hora de aguardar com fé a manifestação das grandes coisas que Ele vai realizar em sua vida. Ele não fica quieto porque não tem o que dizer, Ele fica em silêncio para caprichar.
Sentimo-nos fracos quando Deus se silencia. Porém, é exatamente no tempo da fraqueza que Deus nos torna fortes, porque o “seu poder se aperfeiçoa na fraqueza”, na dependência. Seja bem-sucedido em sua família esperando com fé o tempo de silêncio de Deus.
Para ser bem-sucedido em sua família…
4. Faça exatamente o que Deus MANDAR
“Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles.” (Gênesis 8.6)
Noé fez exatamente o que Deus o mandou fazer. Deus deu a ordem para que ele saísse da arca com sua mulher, seus filhos e suas noras. Ele não discutiu o mandado de Deus e pôde experimentar o milagre do Senhor. Ninguém terá o que despreza! Se você despreza a Palavra de Deus e oração, Deus não tem compromisso em realizar nada em sua vida e na vida da sua família. Você não terá uma história de sucesso para contar!
Onde é que encontramos os mandamentos do Senhor? Na Bíblia, a sua Palavra viva e eficaz, que tem todas as orientações seguras para quaisquer situações da vida! Você só pode ser bem-sucedido em sua família e se aprender com aquele que é sempre um sucesso: com Deus! Portanto, ore, leia e medite em sua Palavra e faça exatamente o que Ele mandar. Deus sabe ser Deus!
Para ser bem-sucedido em sua família…
5. Faça uma ALIANÇA com Deus pela futura DESCENDÊNCIA
“Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele: vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes.” (Gênesis 9.8-9)
Noé fez uma aliança com Deus pela sua futura descendência. O desejo do coração de Noé era deixar uma herança espiritual para suas gerações. Esse é o maior legado que todos nós deveríamos deixar para as futuras gerações: uma herança espiritual. Precisamos aprender a deixar uma herança espiritual para nossos descendentes. Eles serão impactados por essa herança e deverão fazer prosperar essa herança para suas futuras gerações!
Não somos bem-sucedidos em nossas famílias porque não deixamos uma herança espiritual para nossos descendentes! Herança espiritual não é vir à igreja, participar de todas as celebrações, consagrar dízimos e ofertas, servir em ministérios e tantas outras coisas!
Herança espiritual tem a ver com uma aliança que firmamos com Deus onde compreendemos que as coisas que acontecem no céu precisam acontecer na terra. Essa herança envolve uma experiência forte e decisiva com o Pai do céu! Essa herança estabelece o Reino de Deus na terra, onde príncipes e princesas passam a desfrutar de uma unção que nunca acaba!
Qual é a herança que você tem deixado para as suas futuras gerações: dinheiro, carro, riquezas, bens? Nada disso fará diferença! O que mudará a realidade de toda uma geração será uma herança espiritual que eu você precisamos deixar como um legado de uma experiência viva, real e sobrenatural com Deus.
Conclusão:
Não há motivos para você ser um fracasso em sua família! Deus, hoje, quer fazer de você um homem, uma mulher, uma criança, um adolescente, um jovem, um adulto, um ancião bem-sucedido em sua família! Deus não deu a você uma família para você fazer o que quer com ela. Deus deu a você uma família para você fazer com ela o que Ele quer que você faça! Hoje, você pode começar a escrever uma nova história na sua família, mas, agora, uma história de sucesso!
Para ser bem-sucedido em sua família…
1. Priorize os PLANOS e PROJETOS de Deus
2. Enfrente junto dela as TEMPESTADES da vida
3. Espere com FÉ o tempo de SILÊNCIO de Deus
4. Faça exatamente o que Deus MANDAR
5. Faça uma ALIANÇA com Deus pela futura DESCENDÊNCIA

 

Rolar para o topo