Seja Bem-Sucedido em seus Relacionamentos

SÉRIE: COMO SER BEM-SUCEDIDO
SEJA BEM-SUCEDIDO EM SEUS RELACIONAMENTOS | 01/05
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Sejam todos bem-vindos à série de mensagens COMO SER BEM-SUCEDIDO. Começamos, hoje, uma série para inspirar, abençoar e mudar sua vida. Por isso, quero começar fazendo a seguinte pergunta: O que de fato significa ser bem-sucedido na vida? A resposta popular do mundo é ter dinheiro! Entretanto, só dinheiro é muito pouco! Precisamos quebrar o mito de que Deus quer ser o patrocinador de vidas e famílias miseráveis. Entenda que a miséria deve nos chocar mais do que a riqueza.
Uma vida bem-sucedida começa com a mente, com o coração, com a atitude; não começa com o dinheiro. Ele virá como consequência da boa mordomia cristã em sua vida. Deus quer dar recursos para você salvar vidas e não para levar você à perdição, porque você é o bem mais precioso para Deus. Sua motivação em buscar riquezas e prosperidade é fundamental.

“Se você quer mudar os frutos, primeiro precisa trocar as sementes; quando deseja alterar o que é visível, precisa primeiro mexer no invisível.” (Harv Eker)

Existem pessoas que são tão ricas, tão ricas, que a única coisa que possuem é dinheiro. Ter dinheiro é ser rico, mas não significa ser próspero, porque ser próspero é ter a vida satisfeita e plena com Deus, consigo mesmo, com as pessoas, com seus recursos e com sua família. Ser bem-sucedido é saber usar sua mente, corpo e espírito, para TER, SER e DAR! A real prosperidade tem muito a ver com o coração doador! A Bíblia diz o seguinte:

“Pois, Deus ama quem dá com alegria.” (2ª Coríntios 9.7)
“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.” (1ª Timóteo 6.18)
Veremos nesta breve série cinco áreas em que uma pessoa de fato revela ser uma pessoa bem-sucedida: Relacionamentos, Espiritualidade, Dinheiro, Família, Mente e coração. Ser bem-sucedido, ter sucesso, riqueza e prosperidade nunca pode ser um fim em si mesmo; precisa ser um meio de você viver para cumprir os propósitos de Deus.
Hoje, vamos aprender a respeito do seguinte tema: SEJA BEM-SUCEDIDO EM SEUS RELACIONAMENTOS. Sobre isso, a Bíblia diz:
“Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes.” (1ª Coríntios 15.33)
Nossos relacionamentos refletem nosso estado espiritual e emocional. Não existe uma vida próspera e bem-sucedida se um homem for derrotado em seus relacionamentos! Não existe vida bem-sucedida se os seus relacionamentos interpessoais não forem formados de pessoas saudáveis, porque nós somos frutos diretos dos nossos relacionamentos.
Com quem você se relaciona, anda junto, é amigo ou namora, diz mais sobre você do que você imagina. Pessoas saudáveis investem em relacionamentos saudáveis. Pessoas doentes se apegam a relacionamentos doentios. Nossos pensamentos conduzem a sentimentos; sentimentos conduzem a relacionamentos! Sendo assim, de acordo com o que a Bíblia ensina, como você pode ser bem-sucedido em seus relacionamentos:
Para ser bem-sucedido em seus relacionamentos…
1. PROTEJA bem a sua MENTE
“Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1ª Coríntios 2.16)
Sua mente não pode ser do mundo, dos outros, da cultura, da moda, do medo, do meio. Sua mente precisa ser a mente de Cristo. Nela estão seus limites, valores e alvos. Paulo, escrevendo aos colossenses, disse:
“Mantenham o pensamento nas coisas do alto.” (Colossenses 3.2)
Para ser bem-sucedido em seus relacionamentos…
2. Tome muito CUIDADO com as suas PALAVRAS
“Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?” (Tiago 3.11)
Como você será próspero, sem sustentar suas próprias palavras? Você somente poderá sustentar com o passar dos anos o que for verdadeiro. A mentira não se sustenta em longo prazo. Hoje os donos das maiores construtoras do país estão presos! Grandes políticos, banqueiros, advogados, presos por pensarem que ser bem-sucedido, é ser corrupto, corruptor e mentiroso. Se sua palavra vale até onde vão seus interesses, sua riqueza também será limitada. Falar algo agora e mudar depois, gera descrédito no céu e na terra. Pessoas grandes não andam perto de gente que só fala coisas pequenas. Suas palavras são poderosas, seja de forma positiva ou negativa. Elas podem abrir o seu futuro, ou podem detoná-lo.
Para ser bem-sucedido em seus relacionamentos…
3. GUARDE cuidadosamente do seu CORAÇÃO
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23)
Se toda a vida depende do coração, ele precisa ser guardado com muito cuidado. O coração precisa ser protegido, guarnecido. Coloque, se preciso for, um exército fazendo escolta do coração, pois dele depende toda a sua vida. Como está a proteção do seu coração?
Esses três valores – MENTE, PALAVRA e CORAÇÃO – serão os depuradores de seus relacionamentos para atrair ou afastar pessoas da sua companhia. Os relacionamentos são chaves para uma vida bem-sucedida. A nobreza, a vida real, tem a ver com nossos relacionamentos. Você nunca será um nobre, se optar por se deixar influenciar por fracassados, frustrados, rebeldes, pessoas que estão a serviço do mal, do caos, contra a Palavra, contra a fé, a família! Está Escrito:
“O tolo já não será chamado nobre e o homem sem caráter não será tido em alta estima.” (Isaías 32.5)
Sua vida, seus sentimentos, sua casa, seus relacionamentos, seus negócios, suas finanças precisam estar EM ORDEM. O caos não combina com a prosperidade.
Para ser bem-sucedido em seus relacionamentos…
4. INVISTA em relacionamentos BEM-SUCEDIDOS
Como é que você pode investir em relacionamentos bem-sucedidos?

  • Seja amigo de pessoais REAIS

“Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal.” (Jó 1.1)
Seja amigo de pessoas verdadeiras, originais, reais. Gente sem máscaras, fuja dos “fakes”. Pessoas nobres, gente que entende os princípios e valores do Reino de Deus. Príncipes e princesas do Rei. A realeza está mais no coração do que no bolso. Em nossos dias, traficantes são ricos, mas nunca serão reais. Se seu melhor amigo é uma fraude, um embuste, uma mentira, você verá com o tempo que sua amizade não tem valor, como ele também não tem.

  • Seja amigo de pessoas TRABALHADORAS

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!” (Provérbios 6.6)
Trabalho é pedagógico e terapêutico. É muito melhor que um programa social. Emprego é o caminho para ser bem-sucedido. Deus é trabalhador. Ele criou o trabalho para o homem. Se você gosta de ser amigo de preguiçosos e malandros, você terá grandes problemas em sua vida. Veja o que Jesus disse sobre Ele e Seu Pai:
“Disse-lhes Jesus: Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando.” (João 5.17)
Por isto Ele chamou 12 discípulos que estavam trabalhando e não os que estavam na vadiagem. Pessoas bem-sucedidas não são vítimas!

  • Seja amigo de pessoas SATISFEITAS

“Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação.” (Filipenses 4.12)
Não somos chamados para reclamação, murmuração, rebeldia, agressividade, confusão. Vidas prósperas são satisfeitas, estáveis, seguras e confiantes. Pessoas instáveis, insatisfeitas, não serão prósperas, elas serão seu maior inimigo. Serão a causa de sua própria derrota. Pessoas prósperas vivem para ganhar, pessoas de mente pobre vivem para não perder. Contudo isto não existe. Perder é parte para ganhar. Não existem pessoas ricas que nunca perderam! Viva contente em qualquer situação. A satisfação não precisa de correção!

  • Seja amigo de pessoas ALTRUÍSTAS

“Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde há leite e mel com fartura, e a dará a nós.” (Números 14.6-8)
O espírito de Josué e Calebe era de pessoas altruístas. Eles venceram na fé e na atitude, tinham uma visão positiva, altruísta, determinada. Os demais 10 enviados perderam antes de lutar, eles dois venceram antes de lutar.

PESSOAS BEM-SUCEDIDAS FOCAM NA OPORTUNIDADE, PESSOAS DERROTISTAS FOCAM NOS OBSTÁCULOS.

  • Seja amigo de pessoas FIÉIS

“Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer.” (Salmo 16.3)
Os fiéis na terra são os notáveis de Deus. Os fiéis são gente de fé, gente que acredita. Como é bom ter amigos assim. De longe eles nos impactam e de perto eles nos inspiram e transformam. Em um mundo de infiéis, escolha ter a sua mesa cercada de pessoas de Deus. Pessoas bem-sucedidas e bem resolvidas, admiram pessoas assim, pessoas mal-sucedidas tem inveja de pessoas assim!

  • Seja amigo de pessoas SÁBIAS

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Provérbios 13.20)
Não tenha prazer em andar ao lado de quem vai simplesmente apoiar seu mau feito, mas sim de quem pode ensiná-lo um valor. Não ande com pessoas mortas, que no máximo vão apoiar seus desabafos. Ande com pessoas que podem levá-lo a perceber uma nova perspectiva.

VOCÊ COMEÇA A MORRER, QUANDO ACHA QUE JÁ APRENDEU TUDO!

Discipulado, célula, igreja, irmãos verdadeiros, são instrumentos de Deus para aprumar nossos desvios.

“Um leão não se importa com a opinião que a zebra tem a seu respeito.“ (JB Carvalho)

Anote este princípio poderoso: abençoe aquilo que você almeja!!

  • Seja amigo de pessoas que ANDAM COM DEUS

“Então Elias lhe disse: Fique aqui, Eliseu, pois o Senhor me enviou a Jericó. Ele respondeu: Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só. Desceram então a Jericó.” (2º Reis 2.4)
Homens e mulheres de fé nunca o levarão para andar com Satanás. O mal não é uma opção para um homem de Deus. Você quer ser amigo de Deus e andar com Ele? Ele não será um patrocinador da sua derrota, mas será um parceiro da tua vitória.
Conclusão:
Você será bem-sucedido o quanto seus relacionamentos forem saudáveis e seu coração generoso e doador! Hoje você pode tornar-se um homem, uma mulher, uma criança, um adolescente, um jovem, um idoso bem-sucedido em seus relacionamentos. Como isso é possível?
1. PROTEJA bem a sua MENTE
2. Tome muito CUIDADO com as suas PALAVRAS
3. GUARDE cuidadosamente do seu CORAÇÃO
4. INVISTA em relacionamentos BEM-SUCEDIDOS

 

Rolar para o topo