Semana de Oração pela Cidade – O REINO DE DEUS E O GOVERNO DO MUNDO

SEMANA DE ORAÇÃO PELA CIDADE
O REINO DE DEUS E O GOVERNO DO MUNDO
mensagem pregada pelo Pr. Antônio Roberto
“E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28.16-20)
Você precisa nascer de novo para entrar no Reino, e o Reino significa domínio do Rei. Quem recebeu Jesus, recebeu o Reino e o Reino está exponencialmente crescendo. Todos nós estamos debaixo de um governo, e governo é muito importante. Abaixo, dez coisas que você não pode esquecer:
1. Deus está no COMANDO e não no CONTROLE.
2. LIVRE ARBÍTRIO é natureza do governo de Deus.
3. Tirar das pessoas as HABILIDADES de fazer o mau não vem do Reino.
4. O Governo de Deus PROTEGE a liberdade de ESCOLHA.
5. O Governo de Deus NÃO PERMITE que uma pessoa FIRA a outra.
6. Deus protege o DIREITO de uma pessoa de PECAR.
7. As Leis são uma APLICAÇÃO PRÁTICA da responsabilidade do Governo em proteger o seu povo de ser ferido e MANTER a PAZ.
8. A JUSTIÇA sempre começa de dentro para fora.
9. Deus trata a IGREJA diferente de como Ele trata o MUNDO.
10. Deus utiliza FORÇA contra pessoas que querem ferir as outras.
“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.” (Romanos 13.1-7)
Essa passagem foi escrita em Romanos nos dias de Nero. AS AUTORIDADES ESTÃO À SERVIÇO DE DEUS SEMPRE DEDICADOS A ESSE TRABALHO. Deus não lidera a igreja como ele lidera o mundo. Deus lidera a igreja de uma forma diferente de como ele trata o Governo. O Governo tem a espada para ferir qualquer outra pessoa que deseja ferir a outra. Quando você chama a polícia por causa de uma confusão ou de um assalto, você espera que a polícia venha com uma arma e não com uma Bíblia? Por que Deus comissionou o Governo para usar a espada para qualquer um que queira ferir outra pessoa? Ele faz isso porque Ele dá às pessoas o livre arbítrio.
COMO O REINO DE DEUS INFLUENCIA O MUNDO?
Para mudar o mundo não precisamos de grandes coisas, precisamos apenas de uma semente pequena e de um pouco de fermento. Jesus uma vez perguntou: Como compararei o reino de Deus?
“E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.” (Lucas 13.18-21)
1. Seja um GRÃO DE MOSTARDA
Um grão de mostarda é uma semente pequena. Quando você olha para mundo, parece que tudo vai acabar por causa de tantas coisas que estão acontecendo. Você diz: Jesus volta logo. Mas “Jesus volta logo” seria ótimo se bilhões de pessoas não fossem para o inferno. Nós deveríamos pensar mais neles do que em nós.

“Larga sua crença e viva o evangelho.”

2. Seja como o FERMENTO
Temos que ser como fermento para influenciar profundamente no Reino de Deus. Só precisa de um pouquinho para realçar a massa toda. Para influenciar uma cultura você precisa conhecer a história deles, você precisa entender a literatura deles a língua deles (exemplo: Daniel). Quando Deus lhe chama para algo, Ele sempre vai chamá-lo em pureza, porém a pureza do lado de dentro não se parece com a pureza do lado de fora. Cuidado quando você julga as pessoas que estão trabalhando dentro do governo porque você não sabe do que está falando.
A nossa tendência é falar da tragédia das pessoas quando entram para o Governo, que eles vão comprometer a vida deles. E a gente não se dá conta de que eles estão ali sendo astutos como as serpentes e simples como as pombas.

“Deus tem um propósito mesmo que não haja um plano.”

Conclusão:
“Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1ª Timóteo 2.2-4)
Quando oramos por líderes, nós criamos uma atmosfera para que a liberdade seja usada de uma forma que beneficia o Reino. Quando nós amaldiçoamos os líderes, fazemos muito mal, fechamos os céus. Porém, quando oramos por eles e damos graças a Deus por eles, nós abrimos os céus. Se orarmos pelos nossos líderes poderemos viver em paz e tranquilos, o evangelho vai se expandir e pessoas serão salvas (Isaías 9).

“Aquele que tem maior esperança tem a maior influência.”

“A fé não é negar os problemas, mas é andar por cima deles.”

Rolar para o topo