Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Simplifique seu Crescimento

SÉRIE “VIDA SIMPLES” | 04/05
SIMPLIFIQUE SEU CRESCIMENTO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!” (2ª Pedro 3.18)

Pedro escreve sua segunda carta para incentivar os cristãos a continuarem a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Isso mostra que o crescimento é algo contínuo. Não podemos parar de crescer. Paulo fez a seguinte declaração aos crentes da igreja de Éfeso:

“Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4.13-15)

Sendo assim, o que precisamos fazer para simplificar o nosso crescimento e nos tornar cada vez mais parecidos com Jesus?

Para simplificar o seu crescimento…

1. Coopere com o ESPÍRITO SANTO

“À medida que o Espírito do Senhor trabalha em nós, tornamo-nos mais e mais semelhantes a Ele e refletimos a sua glória ainda mais.” (2ª Coríntios 3.18b)

Devemos cooperar com a obra do Espírito Santo. Por toda a Bíblia, vemos uma importante verdade ilustrada repetidamente: o Espírito Santo libera poder no momento em que você dá um passo de fé. Deus espera que você aja primeiro. O apóstolo Paulo, na sua carta aos Efésios, vai mostrar como é que você pode cooperar com o Espírito Santo, com a finalidade de tornar-se semelhante a Jesus Cristo.

• ABANDONE sua antiga maneira de agir

“Agora é hora de ter um estilo de vida totalmente novo, zerado – uma vida planejada por Deus, renovada a partir de dentro…” (Efésios 4.22)

• MUDE o seu pensamento

“Deixe que o Espírito transforme sua maneira de pensar.” (Efésios 4.23)

• ASSUMA o caráter de Cristo

“[revista-se] do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (Efésios 4.24)

Para simplificar o seu crescimento…

2. Permaneça na PALAVRA

“Agora me entrego a Deus, ao nosso Deus maravilhoso, cuja Palavra poderá moldar vocês para que sejam o que Ele quer e conceder a vocês tudo de que precisem nesta comunidade de santos amigos.” (Atos 20.32)

“As pessoas precisam mais que de pão para sua vida; elas precisam se alimentar de cada palavra proveniente de Deus.” (Mateus 4.4)

O Espírito Santo usa a Palavra de Deus para nos tornar semelhantes a Jesus. Por isso, devemos preencher a nossa vida com a Palavra. Jesus chama isso de “permanecer”. Ele disse aos seus discípulos:

“Se vocês permanecerem na Minha palavra, então são verdadeiramente Meus discípulos.” (João 8.31)

Para simplificar o seu crescimento…

3. Suporte as PROVAÇÕES

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados com o seu propósito.” (Romanos 8.28)

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” (2ª Coríntios 4.17)

Deus tem um propósito por trás de cada adversidade. Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. Pedro nos assegura que os problemas são normais: “Queridos amigos, não se assustem nem se admirem quando vocês passarem pelas provas ardentes que estão para vir, pois isto não é coisa estranha e nem fora do comum que lhes vai acontecer.” (1ª Pedro 4.12)

Cada problema é uma oportunidade para edificação do caráter. As circunstâncias da vida são temporárias, mas o caráter é eterno.

A Bíblia diz: “Entendam que [os problemas] vêm para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança. Mas deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco.” (Tiago 1.3-4)

Conclusão:

Você é uma obra em construção. Sua transformação espiritual, no que se refere a desenvolver o caráter de Jesus, durará o restante de sua vida e, mesmo assim, não será completada aqui. Só terminará quando você for para o céu ou quando Jesus voltar.

“Quanto mais você cresce espiritualmente, mais simples sua vida se torna.”

Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo. Qualquer coisa diferente disso torna a vida complicada e sem sentido. Simplifique seu crescimento, pois, somente assim, você será capaz de se tornar semelhante a Jesus Cristo.

Para simplificar o seu crescimento…
1. Coopere com o ESPÍRITO SANTO
2. Permaneça na PALAVRA
3. Suporte as PROVAÇÕES

Rolar para o topo