Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Sua Vida Pode Fazer Deus Sorrir (10/08/2014 – noite)

Uma Vida com Propósito
Semana – Você foi planejado para agradar a Deus
SUA VIDA PODE FAZER DEUS SORRIR
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Que o Senhor sorria para você (…)” (Números 6.25, NLT)
“Sorri para teu servo e ensina-me o modo correto de viver.” (Salmo 119.135, AM)
O sorriso de Deus deve ser objetivo de nossa vida. Mas, será que a nossa vida tem sido capaz de arrancar sorrisos dos lábios de Deus? Devemos nos lembrar que fomos planejados para agradar a Deus e tarefa mais importante é descobrir como podemos fazer isso. A Bíblia diz:
“Descubram o que agrada a Cristo e comecem a praticar!” (Efésios 6.10, AM)
Na Bíblia podemos encontrar histórias de homens e mulheres que fizeram Deus sorrir com a sua vida. Um exemplo claro de alguém que agradou a Deus e o fez sorrir é Noé. Na época de Noé, o mundo estava moralmente arruinado. Todos viviam para seu próprio prazer, mas não para agradar a Deus. O Senhor não conseguiu achar ninguém interessado em agradá-lo, então se arrependeu de ter feito o homem. Ele ficou tão indignado com a raça humana que pensou em exingui-la. Entretanto, houve um homem que fez Deus sorrir. A Bíblia diz:
“Noé dava alegria ao Senhor.” (Gênesis 6.8, BV)
Podemos imaginar o que Deus falava a respeito da vida de Noé: esse sujeito me agrada, ele me faz sorrir, vou começar tudo de novo com a sua família. Pelo fato de Noé ter agradado a Deus e tê-lo feito sorrir é que eu e você existimos hoje. Observando a vida de Noé, podemos aprender a respeito de alguns atos de adoração que fazem Deus sorrir.
Deus sorrir quando…
1. O AMAMOS acima de qualquer coisa.
Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais o amava. Preste atenção no que a Bíblia diz a respeito de Noé durante toda a sua vida:
“Noé seguia a Deus constantemente e experimentava um íntimo relacionamento com ele.” (Gênesis 6.9b, NLT)
É exatamente isso que Deus mais deseja de nós: um relacionamento! Essa afirmação nos assusta, mas é verdade: nosso criador nos quer como companheiros. Deus nos criou para amá-lo e deseja que nós também o amemos. Através do profeta Oseias, Deus diz o seguinte para o seu povo:
“Não quero sacrifícios – quero o seu amor. Não me interesso por suas ofertas; o que Eu quero é que vocês me conheçam.” (Oseias 6.6, BV)
Você é capaz de enxergar nesse verso o grande amor que Deus tem por você? Deus o ama profundamente e deseja que você também o ame acima de qualquer coisa. Ele anseia que você o conheça e que use seu tempo para ficar ao lado dele. Esse é o motivo pelo qual aprender a amar a Deus e ser amado por ele deve ser o maior objetivo de sua vida. Nada é mais importante. Jesus chamou isso “o mais importante de todos os mandamentos”. Ele disse:
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento.” (Mateus 22.37-38, NVI)
Deus sorrir quando…
2. CONFIAMOS nele completamente.
A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus e o fez sorrir foi o fato de ele ter confiado no Senhor, mesmo quando isso não fazia sentido. A Bíblia diz:
“Pela fé, Noé construiu um barco na terra seca. Ele havia sido avisado de algo que não podia ver e agiu apenas com base no que foi dito a ele. (…) Como consequência, Noé tornou-se íntimo de Deus.” (Hebreus 11.7, AM)
Que cena: um dia, Deus se aproxima de Noé e diz: estou decepcionado com os homens. Em todo mundo ninguém além de você pensa em mim. Mas, quando olho para você, começo a sorrir. Estou satisfeito com a sua vida. Por isso, vou inundar o mundo e começar tudo de novo, com sua família. Quero que você construa um barco gigantesco, que salvará você e os animais. Ao receber essa ordem de Deus, pelo menos três problemas poderiam ter despertado dúvidas em Noé:

  • Noé jamais tinha visto chuva, pois antes do dilúvio Deus irrigava a terra com água que brotava do solo (Gênesis 2.5-6).
  • Noé vivia a centenas de quilômetros do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer um navio, como faria para colocá-lo na água?
  • Noé teria de reunir todos os animais e depois tomar conta deles.

Mesmo diante dessas três possibilidades de dúvidas, Noé não reclamou da ordem de Deus e nem apresentou desculpas. Simplesmente, Noé confiou inteiramente em Deus e o fez sorrir. Confiar em Deus inteiramente significa crer que ele sabe o que é melhor para sua vida e esperar que ele cumpra suas promessas, o ajude em seus problemas e faça o impossível quando necessário. A Bíblia diz:
“O que agrada a Deus (…) são (…) as pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor.” (Salmo 147.10-11, NTLH)
Noé levou cento e vinte anos para construir a arca. Imagino que ele tenha enfrentado muitos dias desanimadores. Sem nenhum sinal de chuva, ano após ano, ele era criticado como louco que pensava ouvir a voz de Deus. Creio que os filhos de Noé ficavam constrangidos diante do barco gigantesco que estava sendo construído em seu quintal. Mesmo assim, Noé seguiu confiando em Deus.
Em quais áreas de sua vida você precisa confiar em Deus inteiramente? Confiar é um ato de adoração. Assim como os pais se agradam dos filhos que confiam em seu amor e sabedoria, sua fé deixa Deus feliz. A Bíblia diz o seguinte:
“Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11.6, NVI)
Deus sorrir quando…
3. Lhe OBEDECEMOS incondicionalmente.
Salvar a população animal do mundo inteiro de morrer afogada exigiu enorme cuidado com a logística e com os detalhes. Tudo tinha de ser feito exatamente segundo as orientações de Deus. A Bíblia registra o comportamento do patriarca:
“Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.” (Gênesis 6.22, NVI)
Noé obedeceu de forma rigorosa (nenhuma instrução foi deixada de lado) e de forma exata (do modo e no tempo que Deus determinou). Isso é devoção. Por isso Deus sorriu para Noé. Ele obedeceu de forma incondicional. Isso significa fazer qualquer coisa que Deus lhe peça, sem duvidar nem hesitar. Não fique embromando, dizendo que vai orar a respeito. Faça sem demora. Todo pai sabe que demorar para obedecer é desobediência.
Frequentemente, tentamos oferecer a Deus uma obediência parcial, queremos escolher as ordens que vamos obedecer. Todavia, obediência parcial é o mesmo que desobedecer. A obediência incondicional é realizada com alegria e com entusiasmo. A Bíblia diz:
“Obedeçam a Ele de coração alegre.” (Salmo 100.2, BV)
“Ensina-me, Senhor, a cumprir as tuas ordens escritas! Então eu te obedecerei até o fim da vida.” (Salmo 119.33, BV)
Tiago, falando aos cristãos, declarou o seguinte:
“Nós agradamos a Deus pelo que fazemos, e não somente pelo que cremos.” (Tiago 2.24, CEV)
A Palavra de Deus é clara quando diz que não há como você merecer a salvação. Ela vem pela graça; não pelo esforço. Mas, como filho de Deus, você pode agradar a Deus por meio da obediência. Qualquer ato de obediência é também um ato de adoração. Por que a obediência agrada tanto a Deus? Porque ela prova que você realmente o ama. Jesus disse:
“Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos.” (João 14.15, NTLH)
Deus sorrir quando…
4. O LOUVAMOS e damos GRAÇAS continuamente.
Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimento ou um elogio sincero de alguém. Deus também gosta de recebê-los. Ele sorri quando expressamos diante dele nossa adoração e gratidão. A vida de Noé alegrou a Deus porque o patriarca vivia com um coração cheio de louvor e ação de graças. A primeira atitude de Noé após ter sobrevivido ao dilúvio foi expressar gratidão a Deus, oferecendo-lhe um sacrifício. A Bíblia diz:
“Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.” (Gênesis 8.20, NVI)
Por causa do sacrifício de Jesus, não precisamos mais oferecer sacrifícios de animais como Noé fazia. Em vez disso, foi-nos dito que oferecêssemos a Deus um sacrifício de louvor e um sacrifício de gratidão.
Louvamos a Deus por quem ele é e agradecemos a ele pelo que tem feito. Davi disse o seguinte:
“Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças; isso agradará o Senhor.” (Salmo 69.30-31a, NVI)
Algo maravilhoso acontece quando oferecemos louvores e ação de graças a Deus: quando trazemos deleite ao coração de Deus, nosso coração também se enche de alegria! A adoração funciona assim: apreciamos o que Deus tem feito por nós e então expressamos a ele nossa satisfação. Isso lhe traz alegria e aumenta a nossa. A Bíblia diz:
“Os bons ficam contentes e felizes na sua presença e, cheios de alegria, cantam hinos.” (Salmo 68.3, NTLH)
Deus sorrir quando…
5. Usamos nossas HABILIDADES.
Após o dilúvio, Deus deu a Noé as seguintes orientações:
“Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra. (…) Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como dei a vocês os vegetais, agora dou todas as coisas.” (Gênesis 9.1,3, NVI)
É tempo de seguir com sua vida! Faça coisas que foram determinadas que os homens fizessem. Faça amor com sua esposa. Tenham filhos. Constituam famílias. Plantes e comam suas refeições. Sejam humanos! Foi para isso que eu os criei! Talvez você tenha a sensação de que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está envolvido em atividades “espirituais”. Deus gosta de observar cada detalhe de sua vida, quer esteja trabalhando, quer brincando, descansando ou comendo. Ele não perde um único movimento seu. A Bíblia diz:
“Os passos dos justos são dirigidos pelo Senhor. Ele se agrada de cada detalhe da vida deles.” (Salmo 37.23, NLT)
Todas as atividades humanas, com exceção do pecado, podem agradar a Deus, se você as fizer com uma atitude de louvor. Você pode lavar pratos, consertar uma máquina, vender um produto, fazer uma programa de computador, cultivar uma lavoura ou criar uma família para a glória de Deus. Como um pai orgulhoso, Deus gosta de observá-lo enquanto você utiliza os talentos e habilidades que ele lhe deu. Deus nos dotou de maneira distinta e tem prazer nisso. A Bíblia diz:
“Ele modelou cada pessoa, uma por vez, e agora observa tudo o que fazemos.” (Salmo 33.15, AM)
Você não glorifica ou agrada a Deus escondendo suas habilidades ou tentando ser outra pessoa. Você só o agrada sendo você mesmo. Sempre que você despreza uma parte sua está desprezando a soberania e a sabedoria de Deus ao criá-lo. Deus diz:
“Você não tem o direito de argumentar com o Criador. Você é meramente um vaso de barro modelado por um oleiro. O barro não questiona: por que você me fez desse jeito?” (Isaías 45.9, CEV)
Deus tem prazer em ver você se alegrar com as coisas que ele criou. Ele lhe deu olhou para apreciar a beleza, ouvidos para apreciar os sons, nariz e papilas gustativas par apreciar perfumes e sabores, e nervos sob a pele para apreciar o toque. Os pais não exigem que seus filhos sejam perfeitos ou mesmo maduros para amá-los. Eles apreciam os filhos em todos os estágios do seu desenvolvimento. Da mesma forma, Deus não espera que você amadureça para começar a gostar de você. Ele o ama e preza cada estágio de seu desenvolvimento espiritual. Durante seu crescimento, você talvez tenha tido professores ou pais que nunca estavam satisfeitos com nada. Mas não suponha que Deus agirá dessa maneira. Ele sabe que você é incapaz de ser perfeito ou e não pecar. A Bíblia diz:
“… pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.” (Salmo 103.14, NVI)
O que Deus leva em consideração é a atitude do seu coração: agradar a ele é o seu mais intenso desejo? Este foi objetivo do apóstolo Paulo:
“Acima de tudo, o que nós queremos é agradar ao Senhor, seja vivendo no nosso corpo aqui, seja vivendo lá com o Senhor.” (2 Coríntios 5.9, NTLH)
Conclusão:
Deus procura pessoas como Noé neste século presente, dispostas a viver para o seu prazer. A Bíblia diz:
“Lá do céu o Senhor olha para a humanidade, procurando alguém que compreenda seus planos, procurando alguém que deseje comunhão com Ele.” (Salmo 14.2, BV)
Você tomará providências para que agradar a Deus se torne o objetivo de sua vida? Não há nada que o Senhor não faça pela pessoa totalmente concentrada nesse objetivo. Hoje sua vida pode fazer Deus sorrir! Hoje a nossa vida por fazer Deus sorrir! Como isso é possível?
Deus sorrir quando…

  1. O AMAMOS acima de qualquer coisa.
  2. CONFIAMOS nele completamente.
  3. Lhe OBEDECEMOS incondicionalmente.
  4. O LOUVAMOS e damos GRAÇAS continuamente.
  5. Usamos nossas HABILIDADES.

 

Rolar para o topo