Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Superando o Tempo da Dor (28/09/2014 – noite)

SUPERANDO O TEMPO DA DOR
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: Você quer ser curado?” (João 5.6)
Jesus estava em Jerusalém. Era a Festa dos Tabernáculos. No meio da festa havia muita alegria. Mas enquanto o povo se alegrava, Jesus foi ao tanque de Betesda (Casa de Misericórdia), onde havia uma multidão de gente sofrendo. Ali havia gente deformada, amassada emocionalmente, com o coração sangrando por feridas ainda abertas.
A semelhança daquele tempo, hoje também tem muita gente sofrendo, gente ferida, gente enferma no corpo e na alma. Jesus também se importa com você. Jesus também visita seu lugar de dor e sofrimento.
No meio daquele sofrimento havia gente esperando por uma cura. Ali no Tanque de Betesda existia uma crença de que um anjo descia e movia a água e o primeiro que saltava no tanque era curado. Todos estavam ali na esperança de dar o mergulho da cura. Mas, um dia Jesus foi a esse lugar e uma cura maravilhosa aconteceu. No meio de tantos gemidos ouve-se uma pergunta: Você quer ser curado? Esta mesma pergunta é feita a você agora: Você quer ser curado?

  • Você que tem esperado há tanto tempo, quer ser curado?
  • Você que já tem buscado solução para sua vida em outras alternativas, quer ser curado?
  • Você que já viu tanta gente ser curada a sua volta e ainda esta doente, quer ser curado?
  • Você que já não tem mais forças para caminhar na direção da sua cura, quer ser curado?

Sendo assim, o que você precisa fazer para superar um tempo de dor em sua vida? Com este texto, aprendemos três importantes lições:
Você supera o tempo da dor…
1. Respondendo de FORMA POSITIVA a pergunta de Jesus.
“Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: Você quer ser curado?” (v. 6)
Todos nos precisamos de cura. A Bíblia diz que Jesus vê um homem que sofria há trinta e oito anos e lhe pergunta: você quer ser curado? Parece uma pergunta sem lógica! Perguntar a um doente se ele quer ser curado! É claro que todo doente quer ser curado. Mas, então, por que Jesus pergunta? Jesus pergunta:

  • Porque podemos nos acostumar com a doença.
  • Porque podemos também perder a esperança de sermos curados por causa do tempo da dor.
  • Porque podemos como aquele paralítico, ser tomados por um profundo senso de abandono, dizendo que ninguém se importa conosco.

No entanto, aquele que nos criou e nos formou de forma maravilhosa no ventre da nossa mãe, e tem todo poder, e toda autoridade no céu e na terra é quem pergunta: Você quer ser curado? Ele tem não apenas o diagnóstico da sua doença, mas também a autoridade para curar você.
Eu pergunto a você: Qual é a sua doença? Há quanto tempo você está sofrendo? Quais são as suas magoas, traumas, tristezas e decepções? Quais foram às portas que se fecharam em sua vida, agravando mais a sua dor? Quais foram às pessoas que o abandonaram na hora do seu sofrimento?
Não importa as respostas que você vai dar para as perguntas que lhe fiz. O mais importa é a resposta que você vai dar a pergunta que Jesus lhe faz. Você supera o tempo da dor respondendo de FORMA POSITIVA a pergunta de Jesus. Diga hoje para Jesus! Sim eu quero ser curado!
Você supera o tempo da dor…
2. Obedecendo IMEDIATAMENTE uma ORDEM de Jesus.
“Levante-se! Pegue a sua maca e ande” (v. 8)
Aquele homem estava preso numa cama há trinta e oito anos. Todos os dias ele nutria a esperança de ser jogado no tanque para ser curado. Todos os dias ele alimentava na alma o desejo de andar. Mas, sua doença era maior do que seu desejo. Ele estava dominado por um problema maior do que suas forças. Jesus, então, aparece e lhe dá uma ordem clara, incisiva e poderosa. O mesmo que dá a ordem, dá também o poder para cumprir a ordem. O mesmo que manda levantar é aquele que restaura a saúde.
O universo inteiro ouve e obedece a ordem de Jesus. Ele manda e o mar se acalma. Ele ordena e o vento sossega. Ele dá uma ordem e o morto sai da sepultura. Ele manda um homem com a mão mirrada estendê-la e a mão do homem estica-se cheia de vigor. Ele dá uma ordem ao paralítico, e ele se levanta, e anda depois de trinta e oito anos de paralisia.
Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele também nos manda levantar e nos pôr de pé. A causa do paralítico era uma causa perdida. Nenhum ser humano podia ajuda-lo. Suas esperanças estavam mortas. Sua dor era incurável. Seu sofrimento era algo prolongado. Mas Jesus lhe dá uma ordem: “Levanta-te, pega a sua maca e ande”.
É possível que você ache que sua causa esteja perdida. No entanto, creia que não há causa perdida para Jesus. Ele tem poder para fazer o que quiser. Se quisermos ver as maravilhas de Deus acontecendo em nossa vida, precisamos exercer uma pronta obediência às ordens de Jesus. Ainda que te pareçam absurdas, ainda que te pareçam estranhas, você precisa deixar de lado o que você acha e fazer aquilo que Jesus manda.
A fé obedece mesmo quando não se entende. A fé vê o invisível, alcança o inatingível e toma posse do impossível. O homem não duvidou e nem questionou, mas obedeceu, então o milagre aconteceu. Você supera o tempo da dor obedecendo IMEDIATAMENTE uma ORDEM de Jesus.
Você supera o tempo da dor…
3. Experimentando em sua vida os RESULTADOS MILAGROSOS do poder de Jesus.
“Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar…” (v. 9)
Sob a ordem de Jesus, o paralítico se levantou. A cura foi imediata, completa e cabal. O milagre que Jesus opera é notório, verificável e público. Aquele homem cujos músculos estavam atrofiados, cujas articulações estavam definhadas, cujo corpo estava cansado de ficar prostrado numa maca há mais de três décadas, coloca-se de pé e começa a andar.
A cura entra em seu corpo. A vitalidade transborda de sua alma. Um milagre estupendo acabava de acontecer em sua vida. Jesus ainda visita a nossa Casa de Misericórdia. Ele ainda nos vê em nosso sofrimento. Ele, de igual forma, pode nos trazer consolo, esperança e cura.
Conclusão:
O mesmo Jesus que curou aquele paralítico e o fez levantar daquela cama de enfermidades, está aqui e quer curar você, salvar você e fazer de você uma pessoa completa, feliz e saudável física, emocional e espiritualmente.
Sendo assim…

  • Responda de forma positiva a pergunta de Jesus;

“Você quer ser curado?”

  • Obedeça imediatamente a ordem de Jesus;

“Levante-se! Pegue a sua maca e ande.”

  • Experimente em sua vida os resultados milagrosos do poder de Jesus.

“Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.”
 

Rolar para o topo