Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Transformando Atitudes em Milagres (05/10/2014 – noite)

TRANSFORMANDO ATITUDES EM MILAGRES
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Texto Bíblico: Marcos 10.46-52
Esta experiência na estrada de Jericó transformou a vida desse homem chamado Bartimeu. Olhando para essa passagem, percebemos que Bartimeu tomou algumas atitudes que se transformaram em um grande milagre.
Hoje você também pode ter sua experiência com Jesus e ter sua vida transformada. Hoje você também pode tomar algumas atitudes que se transformarão em um grande milagre.
No entanto, entenda uma coisa:
• A ATITUDE parte do nosso coração
• O MILAGRE parte do coração de Jesus
Sendo assim, que pequenas atitudes são essas que se transformaram em um grande milagre?
Para transformar atitudes em milagres…
1|Agarre as OPORTUNIDADES que Deus dá.
“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho… e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim.” (v. 46-47)
Jesus estava indo para Jerusalém. Ele caminhava em direção ao calvário. Era a festa da páscoa, naquela mesma semana Jesus seria preso, julgado, condenado e pregado na cruz. Era última vez que Jesus passaria por Jericó. Aquela era a última oportunidade de Bartimeu. Se ele não buscasse a Jesus, ficaria para sempre cativo de sua cegueira. Bartimeu não desperdiçou aquela oportunidade.
É perigoso desperdiçar uma oportunidade, principalmente quando se refere a um encontro com Jesus. Oportunidade tem asas, se não agarramos quando ela passa por nós, podemos perdê-la para sempre. Nunca sabemos se a oportunidade de agora é a última de nossa vida.
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade.” (Efésios 5.15-16)
“Vocês não sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.” (Tiago 4.14)
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaias 55.6)
Para transformar atitudes em milagres…
2|Resista todo IMPEDIMENTO que se levanta contra sua vida.
“E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.” (v. 48)
Havia no coração de Bartimeu o desejo de mudar de vida. Mas a multidão tentou fazer com que o homem se calasse. Tentaram abafar a sua voz, mas ele gritava ainda mais. Quem está tentando abafar a sua voz? Quem está tentando impedir você de clamar pela ajuda de Jesus?
Diante de todo impedimento que se levantou contra Bartimeu, ele foi perseverante naquilo que desejava. O seu desejo de mudar, era maior do que o obstáculo que teria que enfrentar. Ele foi perseverante, decidido e determinado.
A perseverança é fundamental para realizarmos mudanças significativas em nossa vida. Não é hora de parar! É hora de clamar… É hora de superar todos os impedimentos que se levantam contra sua vida… É hora de superar os obstáculos, vencer a multidão. Nada e nem ninguém pode deter o clamor de Bartimeu. Ele estava determinado a estar com a única pessoa que podia ajudá-lo a mudar de vida. Ele queria deixar de ser mendigo e cego. E você? Quer deixar de ser o quê? Persevere naquilo que você deseja ser.
Para transformar atitudes em milagres…
3|Aceite o CONVITE de Jesus.
“Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom animo; levanta-te, ele te chama.” (v. 49)
Jesus mandou chamar aquele homem. Ele nunca havia recebido um convite igual. E ao convite de Jesus, ele não perdeu tempo:
“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.” (v.50)
Bartimeu não pediu um tempo, não racionalizou, nem usou como justificativa suas limitações. Apenas atendeu imediatamente ao convite de Jesus. Aceitar o convite de Cristo era a coisa mais importante para sua vida naquele momento. Ele estava abrindo mão de tudo para estar com o messias. Aquele momento não era para demoras. Ao convite de Jesus não podemos continuar prostrados, indiferentes.
Para transformar atitudes em milagres…
4|Diga para Jesus qual é a sua NECESSIDADE.
“Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.” (v. 51)
Quando Bartimeu chegou à presença de Jesus, Ele lhe fez uma pergunta pessoal e direta: “O que queres que eu te faça?”. Ele podia pedir uma esmola, uma ajuda material, mas ele foi direto ao ponto principal: “Mestre, que eu torne a ver”. Bartimeu sabia exatamente o que necessitava.
A vida humana é cheia de desejos e necessidades. Qual é a sua maior necessidade hoje? O que angustia a sua alma? O que tem feito você sofrer? Quais têm sido suas lutas? O que tem causado dor e sofrimento em você? Fale agora para Jesus! Abra o seu coração!
Para transformar atitudes em milagres…
5|CREIA pela FÉ em Jesus e seja SALVO.
“Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguiu a Jesus estrada fora.” (v. 52)
É interessante dizer que Bartimeu foi buscar cura para os olhos e encontrou salvação para alma. Jesus diagnosticou uma doença mais grave que a cegueira. Não apenas os olhos estavam em trevas mais a alma. Ele colocou sua fé em Jesus e sua vida a partir daquele momento nunca mais foi à mesma. Coloque sua fé em Jesus e nunca mais seja o mesmo.
Conclusão:
Para transformar atitudes em milagres…

  1. Agarre as OPORTUNIDADES que Deus dá. 
  2. Resista todo IMPEDIMENTO que se levanta contra sua vida. 
  3. Aceite o CONVITE de Jesus. 
  4. Diga para Jesus qual é a sua NECESSIDADE. 
  5. CREIA pela FÉ em Jesus e seja SALVO.

Jesus passou por Jericó. Ele está passando hoje também pela nossa vida, cruzando as avenidas da nossa existência. No entanto, temos duas opções: clamar pelo seu nome ou perder a oportunidade. Jesus vai hoje passar. Qual vai ser a sua decisão? Segui-lo ou deixá-lo passar?
 

Rolar para o topo