Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Transformado pela Palavra (24/08/2014 – noite)

Uma Vida com Propósito
Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo
TRANSFORMADO PELA VERDADE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“As pessoas precisam mais que de pão para sua vida; elas precisam se alimentar de cada palavra proveniente de Deus.” (Mateus 4.4, NLT)
“Agora me entrego a Deus, ao nosso Deus maravilhoso, cuja Palavra poderá moldar vocês para que sejam o que ele quer e conceder a vocês tudo de que precisem nesta comunidade de santos amigos.” (Atos 20.32, AM)
A verdade nos transforma. O crescimento espiritual é o processo pelo qual substituímos as mentiras pelas verdades. Jesus fez a seguinte oração:
“Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.” (João 17.17, NVI)
Santificação exige revelação. O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus para nos tornar semelhantes ao Filho de Deus. Para tornar-nos semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a Palavra. A Bíblia diz:
“Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus deseja nos incumbir.” (2 Timóteo 3.18, AM)
A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra. A Bíblia diz que ela é viva. O próprio Jesus disse:
“… As palavras que eu disse são espírito e vida.” (João 6.63b, NVI)
Quando o Senhor fala, as coisas mudam. Tudo ao seu redor – toda a criação – existe porque Deus disse. Foi pelas palavras dele que tudo veio a existir. Sem ela, você não estaria vivo.
A Palavra de Deus gera a vida, produz a fé, promove mudanças, afugenta o Diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera adversidade, derrota a tentação, inspira esperança, libera poder, esclarece a mente, cria coisas e nos garante um futuro eterno!
Não podemos viver sem a Palavra de Deus. Ele é o alimento espiritual do qual você deve se alimentar, para cumprir seu propósito. A Bíblia é chamada de mel, pão, alimento sólido e leite. Essa refeição completa é o cardápio do Espírito Santo para o fortalecimento e crescimento espiritual. Pedro aconselha:
“… Desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação.” (1 Pedro 2.2, NVI)
Para se tornar um saudável discípulo de Jesus, alimentar-se da Palavra de Deus deve ser sua primeira prioridade. Jesus chama isso de PERMANECER. Ele disse o seguinte:
“Se vocês permanecem na minha palavra, então são verdadeiramente meus discípulos.” (João 8.31, NASB)
Na vida cotidiana, a transformação operada pela verdade, que é a Palavra de Deus, inclui algumas atitudes importantes por parte daquele que deseja ser transformado.
Para ser transformado pela verdade…
1. Aceite a AUTORIDADE da Palavra de Deus
A Bíblia deve se tornar o critério definitivo para sua vida, a bússola na qual você confia para saber a direção, o conselho a que você dá ouvidos para tomar decisões sábias e o parâmetro que você utiliza para avaliar todas as coisas. A Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra em minha vida. Muitos de nossos problemas ocorrem porque baseamos nossas escolhas em critérios duvidosos, tais como:

  • Cultura (todos estão fazendo isso);
  • Tradição (sempre fizemos isso);
  • Razão (isso parece lógico);
  • Emoção (pareceu-me a coisa certa).

Todos esses critérios foram corrompidos pela entrada do pecado no mundo. O que precisamos é de um critério perfeito, que jamais nos aponte a direção errada, e somente a Palavra de Deus supre essa necessidade. Salomão disse o seguinte:
“Cada palavra de Deus é comprovadamente pura.” (Provérbios 30.5a, NVI)
O apóstolo Paulo explica que tudo nas Escrituras é Palavra de Deus. Tudo nela é útil para ensinar e ajudar as pessoas e para corrigi-las e mostrar-lhes como viver (2 Timóteo 3.16, CEV). A decisão mais importante que você pode tomar hoje é estabelecer o que exercerá a autoridade máxima sobre sua vida.
Decida que, independentemente de cultura, tradição, razão ou emoção, você escolhe a Bíblia como autoridade definitiva para sua vida. Determine que, quando Deus lhe mandar fazer alguma coisa, você confiará em sua Palavra e seguirá em frente, quer a ordem faça sentido para você, quer não, independentemente de sua vontade. Paulo afirmou o seguinte:
“… Creio em tudo o que concorda com a Lei e no que está escrito nos Profetas.” (Atos 24.14b, NVI)
Para ser transformado pela verdade…
2. Assimile todos os ENSINAMENTOS da Palavra de Deus
Não basta acreditar na Bíblia: devemos impregnar nossa mente de seus ensinamentos, de forma que o Espírito Santo possa nos transformar com a verdade. Existem cinco maneiras de fazer isso:

  • Você deve RECEBER a Palavra de Deus

Você recebe a Palavra de Deus quando a ouve e a aceita sem reservas. Nossa receptividade determina se a Palavra de Deus irá ou não criar raízes em nossa vida e dar frutos. A Bíblia diz:
“Num espírito humilde, receba de bom grado a palavra que, implantada e arraigada no coração, tem o pode de salvar a sua alma.” (Tiago 1.21b, AMP)

  • Você deve LER a Palavra de Deus

A leitura diária da Bíblia o manterá ao alcance da voz de Deus. Por isso Deus orientou os reis de Israel a sempre manter por perto uma cópia da Lei:
“Ele deverá guardá-la consigo todo o tempo e lê-la todos os dias de sua vida.” (Deuteronômio 17.19a, NCV)

  • Você deve ESTUDAR a Palavra de Deus

A diferença entre ler e estudar a Bíblia implica em duas atividades adicionais: fazer perguntas sobre o texto e anotar suas impressões. Você descobrirá muito mais se parar e fizer perguntas simples como “quem?”, “o quê?”, “quando?”, “onde?”, “por quê?”, “como?”. A Bíblia diz:
“Verdadeiramente as pessoas felizes são as que cuidadosamente estudam a perfeita lei de Deus, a qual as torna livres, e continuam a estudá-la. Elas não esquecem o que ouviram, antes obedecem ao ensinamento de Deus. Todos os que fazem isso serão felizes.” (Tiago 1.25, NCV)

  • Você deve MEMORIZAR a Palavra de Deus

Se a Palavra de Deus é importante, você usará seu tempo para memorizá-la. Isso o ajudará a resistir à tentação, tomar decisões sábias, reduzir o estresse, ganhar confiança, dar bons conselhos e compartilhar sua fé com outros. A Bíblia diz:
“Lembrem-se do que Cristo ensinou e que suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios.” (Colossenses 3.16a, BV)

  • Você deve REFLETIR sobre a Palavra de Deus

A Bíblia chama isso de meditação. Meditação é o pensamento concentrado. Não há outro hábito tão eficaz para a transformação de sua vida e para torná-lo mais semelhante a Jesus que a reflexão diária sobre as Escrituras. Davi disse:
“Como amo os teus ensinamentos! Medito neles o dia inteiro.” (Salmo 119.97, NCV)
Para ser transformado pela verdade…
3. Coloque em prática os PRINCÍPIOS da Palavra de Deus
Podemos receber, ler, pesquisar, memorizar e refletir na Palavra de Deus, mas tudo isso será inútil se falharmos em colocá-la em prática. Precisamos nos tornar praticantes da palavra (Tg 1.22). Esse é o passo mais difícil, porque Satanás luta contra ele com muita intensidade. Ele não se importa que você frequente estudos bíblicos, contanto que não pratique nada do que aprendeu. Sem a prática, o estudo bíblico é inútil. Jesus disse:
“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7.24, NVI)
Jesus também destacou que as bênçãos que Deus provem da obediência à verdade, mas não apenas por conhecê-la. Ele disse o seguinte:
“Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.17, NVI)
Em alguns momentos, praticar os princípios da Palavra de Deus poderá ser muito difícil, e até mesmo doloroso. A verdade liberta, mas no começo poderá fazê-lo sentir-se miserável. A Palavra de Deus expõe nossas motivações, aponta nossas falhas, repreende nosso pecado e espera que sejamos transformados. Toda aplicação deve envolver tanto seu relacionamento com Deus quanto seu caráter. Por isso, gostaria que você pensasse um pouco sobre a seguinte questão: O que Deus já lhe pediu por meio da Palavra que você ainda não começou a fazer?
Conclusão:
A Palavra de Deus é a verdade, e somente essa verdade é capaz de transformar sua vida por completo. Moody disse o seguinte:
“A Bíblia não nos foi concedida para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida.”
Se você deseja ser transformado pela Palavra de Deus, então você vai precisar tomar as seguintes atitudes neste dia:
Para ser transformado pela verdade…

  1. Aceite a AUTORIDADE da Palavra de Deus
  2. Assimile todos os ENSINAMENTOS da Palavra de Deus
  3. Coloque em prática os PRINCÍPIOS da Palavra de Deus

 

Rolar para o topo