Um Coração Grato

UM CORAÇÃO GRATO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: Jesus, Mestre, tem piedade de nós! Ao vê-los, ele disse: Vão mostrar-se aos sacerdotes. Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? Então ele lhe disse: Levante-se e vá; a sua fé o salvou.” (Lucas 17.11-19)

Olhando para esse texto, aprendemos princípios bíblicos sobre gratidão e ingratidão. Nele temos o exemplo de como as pessoas reagem após receber o favor de Deus. Somos informados pela palavra que dez leprosos foram curados por Jesus e apenas um voltou para agradecê-lo. Aprendemos então, com esse texto, algumas lições para não cairmos num sentimento de ingratidão. Quais são as atitudes de um coração grato?

Um coração grato…

1. VOLTA para agradecer a benção recebida.

“Um deles, quando viu que estava curado, voltou louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.” (Lucas 17.15)

Precisamos ter o mesmo cuidado para não nos esquecer de que Deus é a fonte de todas as bênçãos que temos recebido. Agradecer é lembrar-se. Voltemos ao texto base. O leproso lembrou-se do que havia acontecido: “… quando viu que estava curado…”. (v.15).

O leproso lembrou-se que o milagre tinha acontecido por intervenção de Deus. Diz o verso bíblico que ele: “… voltou louvando a Deus em alta voz.” (v.15).

Um coração grato…

2. DESCOBRE que sua atitude está sendo avaliada por Jesus.

Jesus avaliou as atitudes daqueles que não voltaram para agradecer. Ele diz para o que voltou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?” (Lucas 17.17,18).

Entenda uma coisa – Deus não precisa da nossa gratidão para continuar sendo um Deus abençoador. Ele não nos abençoa dependendo da nossa retribuição, contudo, como Pai, ele observa a conduta de seus filhos. Que Jesus possa observar a conduta do nosso coração e encontrar em nós pessoas agradecidas.

Um coração grato…

3. POSSIBILITA ao agradecido bênçãos ainda maiores.

“Disse-lhe Jesus: Levante-se e vá a sua fé o salvou.” (v.19)

A Bíblia diz que os 10 leprosos foram curados fisicamente, mas que apenas um recebeu a bênção completa: Aquele que voltou para agradecer. Diferentemente dos outros nove, esse homem não foi curado apenas fisicamente, ele recebeu também a cura da alma. Ele recebeu a salvação porque voltou para agradecer.

Conclusão:

Deus está disposto a abençoar todo aquele que a ele clamar e o buscar de todo coração, mas, acima de tudo, Deus ama aquele que sabe receber e agradecer. Por isso, seja grato a Deus neste exato momento, na data de hoje, nesta hora. Seja grato pela família que você tem, seja grato pelo emprego que você possui, seja grato a Deus pelo ar que você respira, pelo fôlego de vida, seja grato a Deus por você poder enxergar, ouvir, falar e andar. Seja grato a Deus pelas mínimas coisas, pois Deus ama aquele que em todo tempo dá a Ele honra, glórias e louvor.

Um coração grato…
1. VOLTA para agradecer a benção recebida.
2. DESCOBRE que sua atitude está sendo avaliada por Jesus.
3. POSSIBILITA ao agradecido bênçãos ainda maiores.

Rolar para o topo