Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Um Milagre na Vida de uma Mãe

UM MILAGRE NA VIDA DE UMA MÃE
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“… Jesus resolveu visitar uma cidade chamada Naim. Seus discípulos estavam com ele, e uma multidão imensa os seguia. Quando se aproximavam da cidade, viram que estava passando um funeral: o filho único de uma viúva ia ser sepultado. Quando viu a pobre mãe, cheio de compaixão, Jesus lhe disse: ‘não chore’. Em seguida, tocou no caixão. Então os carregadores pararam. Foi aí que Jesus lhe ordenou: ‘Jovem, levante-se!’. Na mesma hora ele se levantou e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.” (Lucas 7.11-15 AM)
Acabamos de ler a história de uma mulher conhecida como a viúva de Naim. Porém, hoje, eu gostaria de chamá-la de “a mãe que recebeu o seu milagre”. O que parecia ser o fim tornou-se o começo de uma nova história de vida para essa mulher. A Bíblia diz que ela era viúva e que acabara de perder o seu único filho. Para você ter uma ideia sobre o que era ser mulher nos tempos bíblicos, ela tinha algum valor quando se casava, e agregava um pouco mais de valor quando tinha um filho homem. Essa mulher agora estava sofrendo a dor de perder o seu marido e o seu filho. Além disso, perante a sociedade, ela também perdeu o seu valor, a sua dignidade, a sua identidade. A tristeza, a amargura e a desesperança eram os sentimentos que tomavam conta do seu coração.
Essa mulher, essa mãe, é apenas uma representação de muitas pessoas que estão aqui nesta noite. Aqui existem mães, pais e filhos que também estão enfrentando um tempo de dor, sofrimento, angústia, tristeza, solidão e desesperança. Mas um dia Jesus chegou a Naim e a vida dessa mulher nunca mais foi a mesma. Naquele em que Jesus chegou a Nair aconteceu um milagre na vida de uma mãe. Assim como aconteceu naquela pequena cidade chamada Naim, Jesus está passando por aqui e, se você aplicar fé à sua Palavra, tenho certeza de que sua vida nunca mais será a mesma, pois hoje, também, é dia de acontecer um na sua vida.
Eu quero fazer menção de quatro expressões usadas por Jesus nesse texto para ensiná-lo a viver o seu milagre. Então, o que você precisa fazer para viver o seu milagre?
Para viver o seu milagre…
1. Entenda que Jesus se IMPORTA com você
“Quando viu a pobre mãe, cheio de compaixão,…” (v.13)
Quando Jesus chegou à Naim, seus discípulos e uma grande multidão estavam com ele. Quando se aproximou da cidade, Jesus se deparou com um cortejo fúnebre, onde, provavelmente, havia muita gente também. Mas, no meio tantas pessoas, Jesus viu aquela pobre mãe e seu coração encheu-se compaixão. JESUS VIU é a primeira expressão.
Quando estamos atravessando os vales mais profundos da vida e experimentando fortes ventos contrários, sentimo-nos, muitas vezes, despercebidos pelas pessoas que estão ao nosso redor. Parece que ninguém está vendo o nosso sofrimento, parece que ninguém se compadece da nossa dor, parece que fomos esquecidos no calabouço dos nossos problemas.
Entretanto, existe alguém cujo olhar está sempre atento às necessidades daqueles que sofrem. Ninguém passa despercebido diante dele. Ele o vê na multidão ou não. Ele se compadece de você, seja você rico, pobre, negro, branco, criança, adolescente, jovem, adulto ou ancião. O seu nome é Jesus!
Na hora aflição, quando você se sentir sozinho, lembre-se que Jesus está atento a todos os detalhes da sua vida, porque ele se importa com você. Jesus viu a pobre mãe. Jesus compadeceu-se daquele pobre mulher. Jesus importou-se com ela, com as suas partes quebradas, porque nada foge do olhar restaurador, curador e transformador do Rei dos reis. Alguns textos da Palavra de Deus comprovam que Jesus se importava com as pessoas:
“Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.” (Mateus 14.14)
“Jesus chamou os seus discípulos e disse: tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho.” (Mateus 15.32)
“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9.36)
“Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.” (Mateus 20.34)
Para viver o seu milagre…
2. Creia que Jesus é a SOLUÇÃO para sua dor
“… Jesus lhe disse: ‘não chore’.” (v.13)
Parece que a palavra de Jesus era completamente sem sentido. Como dizer a uma viúva que acabara de perder o seu único filho para não chorar? Com estas palavras, Jesus estava dizendo àquela mulher que Ele era a única solução para a sua dor. JESUS DISSE, é a segunda expressão. O que está implícito, nesse texto, é o fato de que a mulher precisava crer que Jesus era a única solução para a sua dor. Se Jesus disse a ela “não chore”, é porque Ele sabia exatamente qual era o remédio que estancaria as suas lágrimas de uma vez por todas. Ele mesmo era o remédio.
Como dizer a uma mãe nesta noite para não chorar diante da perda de um filho? Como dizer a alguém que recebeu um diagnóstico de uma doença incurável para não chorar? Como dizer a alguém que perdeu o seu emprego de muitos anos para chorar? Como dizer a alguém que sofre a dor do abandono do seu cônjuge para não chorar? Como dizer a alguém que está sofrendo para não chorar?
Você precisa crer que Jesus é a única solução para sua dor. Não importa qual seja o seu sofrimento, a Palavra liberada dos céus para sua vida nesta noite é “não chore”. E, se Deus liberou essa Palavra, é porque você está pertinho de viver o seu milagre! Você só precisa acreditar!
Para viver o seu milagre…
3. Permita que Jesus TOQUE no seu problema
“Em seguida, tocou no caixão. Então os carregadores pararam…” (v.14)
Jesus foi direto no problema que assolava o coração daquela pobre mãe. Foi-lhe permitido tocar no caixão. Aquele caixão carregava o corpo sem vida do filho único de uma viúva triste, cabisbaixa e sem esperança.
Qual é o seu caixão? O que está dentro desse caixão? Seu sonhos, seus projetos, seu casamento, sua faculdade, sua família? O que é que você está levando para ser sepultado? O que é que já morreu em sua vida que precisa do toque poderoso das mãos de Jesus?
Seja específico nesta noite e permita que Jesus toque no seu problema, que Jesus toque na sua enfermidade, que Jesus toque na sua família, que Jesus toque no seu orgulho, que Jesus toque nos seus filhos, que Jesus toque nos seus projetos, que Jesus toque no seu trabalho, que Jesus toque no seu caráter, que Jesus toque no seu coração.

Não leve para sepultar aquilo que já morreu em sua vida antes que Jesus tenha a oportunidade de tocar-lhe!

Para viver o seu milagre…
4. Obedeça a ORDEM que Jesus lhe dá
“… Foi aí que Jesus lhe ordenou: ‘Jovem, levante-se!’. Na mesma hora ele se levantou e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.” (v.14,15)
Pode parece um tanto estranho para você, mas Jesus dá uma ordem àquele que estava morto. Ele obedeceu e voltou à vida e aos braços da sua mãe. Jesus é o Deus da vida, e, quando o Deus da vida fala, até os mortos ouvem e obedecem. Isto também aconteceu quando Jesus estava diante do túmulo de Lázaro:
“Então, ele [Jesus] bradou: ‘Lázaro, venha para cá!’. Lázaro saiu, ainda enrolado nos panos, da cabeça aos pés, e com um lenço sobre o rosto.” (João 11.43)

Uma ordem de Jesus obedecida é prenúncio de milagre.

JESUS ORDENOU, é a quarta expressão. A obediência à ordem de Jesus não é um peso, mas um privilégio. Quando Jesus ordena é porque ele deseja trazer vida àquilo que já morreu, alegria àquilo que é tristeza, cântico de vitória àquilo que se tornou derrota.
Para você que entrou aqui nesta coisa, quero dizer que Jesus está aqui e está dando uma ordem a você: venha para mim, entregue a sua vida a mim, levante-se. Se você obedecer, o primeiro e mais importante milagre vai acontecer na sua vida: a salvação. O próprio Jesus disse:
“É por isso que quem aceita o Filho e confia nele tem tudo: vida plena e eterna!” (João 3.36 AM)
Jesus está pronto para fazê-lo viver muitos milagres, mas, hoje ele lhe chama para tomar posse da vida eterna. Ele é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém chega a Deus a não ser por Ele. A ordem de Jesus para você hoje é: levante-se. Levante-se do meio de tudo aquilo que lhe fez perder o seu valor, a sua dignidade, a sua identidade. Levante-se de onde você estiver para receber o milagre de se tornar um filho amado de Deus! A Bíblia diz:
“Ele [Jesus] veio o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes a prerrogativa de se tornarem filhos de Deus.” (João 1.11-12)
Vem pra Jesus! Obedeça à sua ordem nesta noite, e o primeiro milagre vai acontecer: você se tornará um filho amado de Deus e tomará posse da vida eterna, uma vida que não tem fim, ao lado de Jesus!
Conclusão:
Aquele menino voltou à vida e à sua mãe. Sua mãe voltou a sorrir, voltou a ter esperança, voltou a ter alegria, voltou a ter valor e dignidade. Jesus restaurou todas as coisas e fez um milagre na vida daquela mãe. Hoje, Jesus quer o fazer o mesmo por você também. Seja você mãe, pai ou filho, você pode viver o seu milagre nesta noite. Jesus resolveu passar por aqui hoje, e, se Ele fez isso, é porque você é um forte candidato a experimentar o seu milagre.
Para viver o seu milagre…
1. Entenda que Jesus se IMPORTA com você
2. Creia que Jesus é a SOLUÇÃO para sua dor
3. Permita que Jesus TOQUE no seu problema
4. Obedeça a ORDEM que Jesus lhe dá

 

Rolar para o topo