Uma Igreja que Triunfa nas Adversidades (19/04/2015 – manhã)

Série: O PODER DO ALTO – 03/04
UMA IGREJA QUE TRIUNFA NAS ADVERSIDADES
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus companheiros e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: ó Soberano, tu fizeste os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há! Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: por que se enfureceram as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da terra se levantam, e os governantes e reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido. De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com o povo de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse. Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus. Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.” (Atos 4.23-31)
A igreja de Cristo sempre cresceu e avançou quando as coisas estavam difíceis. Uma igreja cheia do poder do alto, ao ser perseguida, triunfa sobre as adversidades.
Vemos, no texto que acabamos de ler, algumas atitudes dos apóstolos Pedro e João em face da perseguição e como a igreja triunfou sobre as adversidades.
Uma igreja que triunfa nas adversidades…
1. Busca a COMPANHIA dos irmãos nos tempos de TRIBULAÇÃO
“Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus companheiros e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito.” (Atos 4.23)
A igreja é o recurso que Deus providenciou para nos encorajar. A igreja é a sala de emergência do Espírito Santo para incentivar e consolar as pessoas. Nós precisamos uns dos outros. Não é possível viver o cristianismo sem a igreja. Você precisa da igreja. Você faz parte do corpo. Até Jesus, na sua dor, chamou três dos seus discípulos para estar perto dele. A igreja não desencorajou os apóstolos. Não jogou medo no coração deles, mas começou uma poderosa reunião de oração.
Na sua aflição não fuja da igreja, busque a igreja. É na casa de Deus que brotam as soluções do céu para sua vida. Uma vida cheia do poder do alto busca a companhia dos irmãos nos tempos de tribulação.
Uma igreja que triunfa nas adversidades…
2. Busca o Senhor TODO-PODEROSO em ORAÇÃO
“Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: ó Soberano, tu fizeste os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há! Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: por que se enfureceram as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da terra se levantam, e os governantes e reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido.” (Atos 4.24-26)
A primeira perseguição dos apóstolos foi seguida por uma reunião de oração da igreja. O melhor método de enfrentar a oposição é sempre a oração. A ação dos discípulos não foi de ira nem de desejo de vingança. Em vez disso, eles recorreram à oração.
A igreja é o povo que busca a Deus em oração nas horas de dificuldades. Quando nos curvamos diante de Deus, levantamo-nos diante dos homens. Quando colocamos os nossos olhos em Deus, perdemos o medo da ameaça dos homens. Como a igreja orou? De que forma aqueles crentes ergueram unanimemente aos céus a sua oração? Simplesmente, eles trouxeram à mente a soberania de Deus. Este apelo ao Deus da criação mostra que Deus, que teve o poder para criar o universo, terá poder sobre seus inimigos. Eles oraram crendo que tudo o que está no céu e na terra está sujeito a Deus e à sua vontade.
Assim sendo, diante das adversidades às vezes, nos esquecemos, que Deus ainda é Deus e que nossa vida está nas mãos do soberano. Por isso, quando os apóstolos foram presos, não protestaram nem apelaram. Eles oraram! O que você faz quando chegam às lutas? Quando chegar as lutas, faça o que fizeram os apóstolos, busque o Senhor Todo-Poderoso em constante e ardente oração.
Uma igreja que triunfa nas adversidades…
3. Pede OUSADIA para TESTEMUNHAR no meio dos PROBLEMAS
“Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.” (Atos 4.29)
Uma igreja cheia do Espírito Santo de Deus não pede a cessação dos problemas, mas ousadia, intrepidez e coragem para testemunhar no meio dos problemas. A verdadeira oração não consiste em dizer a Deus o que fazer, mas em pedir que Deus faça a sua vontade em nós e por meio de nós. Os crentes pediram que Deus olhasse para o problema e os capacitassem a pregar a palavra. Não pediram o fim das ameaças, mas o poder para testemunhar.
Às vezes, nossas orações apenas visam o fim do sofrimento, mas não pedimos poder, coragem, ousadia. Somos humanistas (pensamos somente em nós). Perdemos a visão do propósito de Deus na nossa dor. Em vez de ficarem tremendo de medo, eles pediram: Jesus, mostra o teu poder. A igreja pede poder para testemunhar a Palavra de Deus com toda a ousadia.
Hoje, muitas igrejas deixaram a Palavra e começaram a pregas as novidades do mercado da fé. Deixaram o evangelho da graça para pregar a prosperidade. Deixaram a mensagem da cruz para pregar os supostos milagres realizados por supostos homens de Deus. Deixaram de pregar o arrependimento para pregar a autoajuda. Precisamos pregar com ousadia a Palavra. A igreja precisa voltar à Palavra. Estamos carentes de uma nova reforma na igreja. Crentes cheios do poder do alto pedem ao Senhor ousadia para testemunharem no meio dos problemas.
Uma igreja que triunfa nas adversidades…
4. Tem expectativa da AÇÃO MILAGROSA de Deus em seu meio
“Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus.” (Atos 4.30)
A igreja não pedia milagres de vingança ou destruição, como fogo dos céus, mas, sim, milagres de misericórdia. A igreja orava pela manifestação do poder de Deus. Eles tinham a convicção do poder de Jesus para curar e fazer sinais e prodígios. Hoje, muitas igrejas parecem ortodoxas (que segue a risca a palavra), mas não creem mais na intervenção de Deus na história e abandonaram a piedade. São igrejas que parecem bíblicas, mas não conhecem o poder do alto.
Uma igreja cheia do poder do alto está aberta para ver os prodígios realizados por Jesus. Aquela igreja estava aberta para o extraordinário e o extraordinário aconteceu. Temos nós orado pelos enfermos? Temos crido na conversão daqueles que alguns julgam impossível serem salvos? Os crentes cheios do poder do alto têm grandes expectativas da ação milagrosa de Deus em seu meio!
Uma igreja que triunfa nas adversidades…
5. É revestida com PODER para PREGAR a Palavra com AUTORIDADE
“Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.” (Atos 4.31)
Em resposta a essa oração sincera e unânime, a casa onde estavam reunidos tremeu e os discípulos tornaram-se mais inabaláveis, pois ficaram cheios do poder do alto e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus. Mais uma vez, o Espírito Santo veio sobre os discípulos, e estes receberam a confiança que pediram, para falarem bem a Palavra de Deus.
Não há evangelização eficaz sem o poder do alto. Sem o Espírito Santo nem uma alma pode ser convertida. Fazer a obra de Deus sem o poder do alto é o mesmo que tentar cortar lenha com o cabo do machado. Uma vida cheia do Espírito Santo é revestida com poder para pregar a Palavra com autoridade.
Conclusão:
Em meio aos ventos contrários da vida, aqueles que estão cheios do Espírito Santo, o poder do alto, não têm o que temer. É certo que triunfarão nas adversidades. Você também não quer ser assim?
Uma igreja que triunfa nas adversidades…
1. Busca a COMPANHIA dos irmãos nos tempos de TRIBULAÇÃO
2. Busca o Senhor TODO-PODEROSO em ORAÇÃO
3. Pede OUSADIA para TESTEMUNHAR no meio dos PROBLEMAS
4. Tem expectativa da AÇÃO MILAGROSA de Deus em seu meio
5. É revestida com PODER para PREGAR a Palavra com AUTORIDADE

 

Rolar para o topo