Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

UMA VIDA ABENÇOADA – Quebrando o Espírito de Mamom

UMA VIDA ABENÇOADA | 04/07
QUEBRANDO O ESPÍRITO DE MAMOM
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” (Mateus 6.24)
 Por que o amor dinheiro é a raiz de todos os males?
 Será que dinheiro é uma maldição em si?
 Será que Deus condena as riquezas?
 Será que ser rico é um pecado? Será que ser pobre é uma virtude?
Jesus disse:
“Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza (Mamom) deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas. Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas (Mamom) deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mamom).” (Lucas 16.9-13)
Essa é a única passagem onde vemos Jesus claramente estabelecendo um contraste entre servir a Deus e outras coisas: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mamom)”.
Para entender o que Jesus está nos ensinando precisamos entender bem três questões sobre o assunto abordado por Jesus neste trecho do Evangelho:
a) QUEM É MAMOM?
Mamom é uma palavra aramaica que significa “riquezas” ou “dinheiro”, mas também, os Sírios consideravam Mamom como o “deus da riqueza”. Jesus não estava se referindo apenas a riquezas nesta passagem, Ele estava se referindo a um falso deus conhecido por Mamom. Uma entidade espiritual!
Mamom promete às pessoas identidade, segurança, significância, felicidade, alegria e paz. Entretanto, todas essas coisas só podem ser dadas por Deus.

“O dinheiro nunca será a solução dos seus problemas, mas Deus sim!”

b) O DINHEIRO É MAL EM SI?
“Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza (Mamom) deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.” (Lucas 16.9)
O dinheiro não é um mal, mas também não é neutro. Está consagrado ou não! Você pode usá-lo para o bem ou para o mal. A Bíblia diz que o “amor ao dinheiro” é a raiz de todos os males, não o dinheiro em si. Amar e servir a Mamom é a raiz de todos os males. O que Jesus está ensinando aqui é que se usarmos o nosso dinheiro para fazer o bem, permitindo que o Espírito de Deus repouse sobre ele, estamos edificando o Reino de Deus.
Rick Warren disse: “No final da vida, na prestação das contas, a questão será: Quantas pessoas estarão no céu devido a sua generosidade ou quantas não estarão por causa da sua avareza?”.
c) O QUE EU DEVO FAZER COM MEU DINHEIRO?
“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas (Mamom) deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” (Lucas 16.10-12)
O que você deve fazer com seu dinheiro? Seja um bom mordomo com o que você tem. Se você tem pouco e não dá o dízimo, você nunca terá muito. O que Deus faz é permitir que nós comecemos com pouco para ver se Ele pode confiar em nós.
Como é possível, através da Palavra de Deus, quebrar toda a influência do espírito de Mamom em minha vida?
Para quebrar o espírito de Mamom…
1. Proteja sua vida dos ATAQUES
“… Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” (Efésios 6.12-13)

“A melhor maneira de destruir um inimigo é conhecê-lo.” (Napoleão Bonaparte)

Para quebrar o espírito de Mamom…
2. Resista amar o DINHEIRO
“… Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” (1ª Timóteo 6.10)

“A voz da generosidade sempre será a voz de Deus!”

Para quebrar o espírito de Mamom…
3. Aplique seu dinheiro no REINO
“Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.” (Lucas 16.9)
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6.19-21)
Para quebrar o espírito de Mamom…
4. Seja FIEL em todas as ESTAÇÕES da vida
“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” (Lucas 16.10-11)

“O que importa não é o quanto temos, mas a quem pertence! Se pertencemos a Deus, então o dinheiro que temos na verdade é dEle.”

Para quebrar o espírito de Mamom…
5. Desenvolva uma nova MENTALIDADE
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

“Nunca permita sequer que o inimigo faça você se envergonhar das bênçãos de Deus.”

A chave para resistir ao espírito de Mamom, à mentalidade de orgulho e à mentalidade de pobreza é LEMBRAR! Precisamos lembrar que fomos escravos do pecado, lembrando da obra de Cristo por meio da graça, e que, embora tenhamos trabalhado arduamente, foi a benção de Deus em nossa vida que produziu qualquer coisa de bom. A Bíblia diz:
“Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.” (Deuteronômio 8.18)
Conclusão:
Se hoje você deseja quebrar, de uma vez por todas, toda a influência de Mamom sobre a sua vida, convido-o a fazer esta oração que será com um marco do início de uma vida abençoada que Deus já derramou sobre você:
“Querido Pai celestial, perdoa-me por ser egoísta, orgulhoso e invejoso. Perdoa-me por dar ouvidos a Mamom e reproduzir mentalidade de miséria e orgulho. Decido que a partir de hoje, eu não ouvirei a voz de Mamom tentando me seduzir! Decido, Meu Deus, que você é meu Pai, amoroso e abundante, sou seu filho amado e nada me faltará, você é a minha verdadeira fonte de provisão. Então, em nome de Jesus Cristo, eu te peço para levar embora toda influência maligna de Mamom que ainda está em mim, na minha família e descendentes. Ajuda-me, deste dia em diante, a ser um dizimista fiel, ofertante generoso e atento primiciador, para o Reino de Deus, em nome de Jesus. Amém!”

 

Rolar para o topo