Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

UMA VIDA ABENÇOADA – É Tudo Sobre o Coração

UMA VIDA ABENÇOADA | 01/07
É TUDO SOBRE O CORAÇÃO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
Nesta série, baseada no livro “Uma Vida Abençoada” do Pastor Robert Morris, você será encorajado e desafiado a mudar a maneira como pensa sobre generosidade e viver uma vida plena e abençoada. A Bíblia diz:
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo.” (Efésios 1.3-4a)
Você é abençoado por Deus e ninguém pode mudar essa verdade! Jesus deixou a seguinte orientação:
“Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” (Lucas 6.37-38)
O ato de dar começa na atitude do coração! Tudo tem a ver com a essência de como damos, como entregamos a Deus. Adoração é entrega, é livre oferta, doação de amor. É uma resposta ao amor que Deus tem por nós, um ato de relacionamento com Ele. A Bíblia diz:
“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2ª Coríntios 9.7)
Essa mensagem se aplica a toda sua vida, porque toda ENTREGA COMEÇA COM O CORAÇÃO. Justamente por essa razão é que esta mensagem leva esse título. Jesus disse que onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.

“Você quer seu coração no Reino de Deus? Coloque o seu tesouro no Reino!”

Este é o cerne dessa mensagem: É uma questão do coração. No verso que lemos se fala em julgamento, condenação, perdão e doação. Você receberá de volta aquilo que você entrega. Então, como desenvolver um coração generoso? Obedecendo e praticando as Escrituras! Por isso, quero compartilhar com você cinco princípios que precisamos aprender extraídos de Deuteronômio 15.
“Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês, pois na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando como herança para que dela tomem posse, ele os abençoará ricamente, contanto que obedeçam em tudo ao Senhor, ao seu Deus, e colocarem em prática toda esta lei que hoje lhes estou dando. […] Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, lhe está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar.” (versos 4-8)
1º Princípio – Liberte-se de uma VIDA EGOÍSTA
“Cuidado! Que nenhum de vocês alimente este pensamento ímpio: ‘O sétimo ano, o ano do cancelamento das dívidas, está se aproximando, e não quero ajudar o meu irmão pobre’. Ele poderá apelar para o Senhor contra você, e você será culpado pelo pecado.” (Deuteronômio 15.9)
No contexto judeu, todas as dívidas eram canceladas a cada sete anos, e aqui Deus está alertando a seu povo a libertar-se de uma vida egoísta e a ser generoso como Ele é. O sábio, escritor do livro de Eclesiastes, fez a seguinte exortação:
“Há um grave mal que vi debaixo do sol: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano.” (Eclesiastes 5.13)
Deus criou o “dar” para o nosso bem, porque o “dar” tira o egoísmo do nosso coração.
2º Princípio – Cuide bem do seu CORAÇÃO ANSIOSO
“Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer.” (Deuteronômio 15.10)
Você já doou uma quantia importante ou investiu em algo que posteriormente “quebrou” e o inimigo se levantou contra você dizendo que você não deveria ter doado e isso trouxe aflição ao seu coração?
Um coração ansioso prejudica todas as áreas da sua vida, inclusive suas finanças. A Bíblia é clara em afirmar que a ansiedade não produz nenhum um benefício sequer. A Palavra de Deus afirma:
“A preocupação e ansiedade deprimem, mas uma palavra de apoio traz ânimo.” (Provérbios 12.25)
Sobre cuidar bem do seu coração ansioso, a Bíblia diz:
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.6-8)
3º Princípio – Desenvolva um VIVER GENEROSO
“Dê-lhe com generosidade dos animais do seu rebanho, do produto da sua eira e do seu lagar. Dê-lhe conforme a bênção que o Senhor, o seu Deus, lhe tem dado.” (Deuteronômio 15.14)
Deus quer que sejamos generosos! Nascemos egoístas, mas Deus quer nos transformar. E, no critério de Deus, sempre será proporcional ao que Ele já nos deu.
A Bíblia diz: “As mãos generosas são abençoadas porque repartem o que têm com quem precisa.” (Provérbios 22.9)

“O dinheiro é o teste mais rigoroso de sua fé!”

4º Princípio – Faça crescer o ESPÍRITO DE GRATIDÃO
“Lembre-se de que você foi escravo no Egito e que o Senhor, o seu Deus, o redimiu. É por isso que hoje lhe dou essa ordem.” (Deuteronômio 15.15)
Precisamos sempre nos lembrar de onde Deus nos tirou e que sem Jesus nós não éramos ou não tínhamos nada. Ande sempre na satisfação. Preste atenção no que diz o verso 18:
“Não se sinta prejudicado ao libertar o seu escravo, pois o serviço que ele prestou a você nesses seis anos custou a metade do serviço de um trabalhador contratado. Além disso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em tudo o que você fizer.” (Deuteronômio 15.18)
Seja grato em todo o tempo! A Bíblia diz: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1ª Tessalonicenses 5.18)

“Um coração grato atrai o favor de Deus!”

 A gratidão faz parte da rotina daqueles que sabem que não merecem muita coisa, mas que, pela misericórdia de Deus, são plenamente abençoados. Foi assim que o salmista se expressou:
“Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos.” (Salmo 103.2)
5º Princípio – Entregue os PRIMEIROS FRUTOS ao Senhor
“Separe para o Senhor, para o seu Deus, todo primeiro macho de todos os seus rebanhos. Não use a primeira cria das suas vacas para trabalhar, nem tosquie a primeira cria das suas ovelhas. Se o animal tiver defeito, ou for manco ou cego, ou tiver qualquer outro defeito grave, você não poderá sacrificá-lo ao Senhor, ao seu Deus.” (Deuteronômio 15.19-21)
O princípio da primícia, da excelência, é o de dar o melhor ao Senhor! Dê primeiro ao Senhor. Ninguém ganha de Deus! Deus merece o seu melhor e seu primeiro! A entrega das primícias é uma forma de se dar honra ao Senhor. A Bíblia diz:
“Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.” (Provérbios 3.9,10)
Não se trata apenas de honrá-Lo com os nossos bens, nem tampouco de honrá-Lo apenas com a nossa renda, e sim com as primícias desta renda. As Escrituras nos mostram a importância que Deus dá ao nosso ato de entregarmos a Ele as nossas primícias.

“Sem Deus em primeiro lugar, há um desequilíbrio em nossas vidas. Perdemos o propósito da nossa existência.”

Conclusão:
Quando você aprende a lidar com o egoísmo e a ansiedade, desenvolve um coração generoso, agradecido e primiciador! Você precisa tomar posse dessa verdade sobre a sua vida:

“Você não dá para ser abençoado pelo Senhor, você dá porque é abençoado pelo Senhor!”

É tudo sobre o coração. Deus quer o seu coração. Então, receba as promessas de Deus para sua vida neste dia:
“Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. […] Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.” (Deuteronômio 28.3,6)

“Os abençoados são satisfeitos!”

Você quer ter uma vida abençoada? Então…
 Liberte-se de uma VIDA EGOÍSTA
 Cuide bem do seu CORAÇÃO ANSIOSO
 Desenvolva um VIVER GENEROSO
 Faça crescer o ESPÍRITO DE GRATIDÃO
 Entregue os PRIMEIROS FRUTOS ao Senhor

 

Rolar para o topo