Vida Devocional

VIDA DEVOCIONAL
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho na Vigília Conectados na Virada
O que é devocional? É uma disciplina espiritual que envolve duas práticas:

  • Tempo com a Palavra de Deus
  • Tempo com a Oração

Hora devocional é o tempo que eu priorizo em minha agenda diária para meditar na palavra e orar. Se de fato quisermos recarregar e crescer espiritualmente e nos tornarmos cristãos maduros precisamos desenvolver o hábito saudável de meditar na Palavra de Deus e praticar a oração diariamente. Sem essas duas disciplinas espirituais seremos cristãos fracos, imaturos, vulneráveis aos ataques do inimigo e sem frutos. Deus deseja que cresçamos, que sejamos filhos maduros e que nos tornemos cada dia mais parecidos com Jesus. Veja o que diz a palavra de Deus a respeito:
“Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8.31,32)
“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15.7)
O segredo é PERMANECER. O segredo para uma vida frutífera é PERMANECER em Deus e Ele em nós. Isso acontece por meio da comunhão com a PALAVRA e ORAÇÃO. Quando meditamos na palavra, Deus fala conosco e quando oramos nós falamos com Deus. Assim, nós permanecemos nele e ele em nós. Isso é relacionamento, é comunhão, é estar ligado. De forma prática, nós PERMANECEMOS nele e ele em nós, por meio da disciplina de termos diariamente um MOMENTO DEVOCIONAL com Deus ou uma HORA TRANQUILA com Deus. Precisamos cultivar esse hábito espiritual saudável em nossas vidas.
Por que é tão importante o momento devocional? Porque…
1. FOMOS CRIADOS PARA TER RELACIONAMENTO COM DEUS.
“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou.” (Gênesis 1.27)
Deus queria um ser semelhante a Ele para ter relacionamento com Ele. Deus queria que a mesma comunhão que existia entre Pai, Filho e Espírito, se refletisse em toda sua criação. Por isso Ele criou o ser humano para se relacionar com Ele. Deus é um ser que se relaciona e ele nos fez com essa essência. Somos seres relacionais, precisamos de relacionamento, principalmente com Deus. O homem nunca será plenamente feliz e realizado longe de Deus, o seu Criador.
A pessoa que não se relaciona com Deus tem sempre um vazio dentro de si, pois não está cumprindo o propósito para o qual foi criado, que é ter relacionamento com Deus. Quanto mais nos relacionamos com Deus, mais a imagem dele é formada em nós. Cultivar um momento de comunhão com Deus será de fundamental importância se quisermos ter uma vida de crescimento espiritual.
Por que é tão importante o momento devocional? Porque…
2. JESUS NOS INSPIROU A PRATICAR ESSE TEMPO.
Jesus mantinha constante comunicação com Deus. Ele fez tudo isso para nos apresentar um padrão de vida devocional necessário para todos os dias. A Bíblia diz:
“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”. (Marcos 1.35)
“Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário.” (Lucas 4.42)
“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.” (Lucas 5.16)
“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” (Lucas 6.12)
Jesus tinha seu tempo devocional com Deus, sua hora tranquila e a sós com Deus, como fonte de fortalecimento. Ele se retirava do meio das pessoas, das multidões e procurava um lugar para estar sozinho com seu Pai. Se Jesus precisava desse tempo, quanto mais nós.
Por que é tão importante o momento devocional? Porque…
3. NUNCA SEREMOS PESSOAS MADURAS SEM ESSE HÁBITO.
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” (2ª Pedro 3.18)
A vontade de Deus para nós, como discípulos do Mestre, é o nosso crescimento espiritual progressivo, através de uma vida na plenitude do Espírito Santo, vivendo em santidade, até que cheguemos à maturidade cristã. A oração de Paulo pelos Colossenses e sua visão de crescimento espiritual manifestada aos Efésios mostra isso:
“… desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus.” (Colossenses 1.9,10)
“… com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Efésios 4.12-13)
Jesus deixou claro que o caminho para a maturidade cristã, a santificação, a plenitude do Espírito, a vida frutífera, é conhecer e permanecer nas verdades contidas em sua Palavra, e assim ordenou aos seus discípulos:
“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca.” (João 15.4-6)
Embora não exista uma fórmula para a maturidade espiritual, diariamente você pode buscá-la. Você pode transformar esse desejo de crescer num hábito diário em sua vida. A maturidade espiritual é o resultado de uma busca incansável por conhecer a pessoa de Deus.
Conclusão:
Por que é tão importante o momento devocional? Porque…
1. FOMOS CRIADOS PARA TER RELACIONAMENTO COM DEUS.
2. JESUS NOS INSPIROU A PRATICAR ESSA TEMPO.
3. NUNCA SEREMOS PESSOAS MADURAS, SEM ESSE HÁBITO.

 

Rolar para o topo