Viva Novos Começos

VIVA NOVOS COMEÇOS

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.” (Gênesis 37.5)

“E o faraó prosseguiu: Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito. Em seguida, o faraó tirou do dedo o seu anel-selo e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço. Tam­bém o fez subir em sua segunda carruagem real, e à frente os arautos iam gritan­do: “Abram caminho!” Assim José foi posto no comando de toda a terra do Egito.” (Gênesis 41.41-43)

O ato de recomeçar é sempre possível para quem deseja algo novo para a sua vida. Não podemos nos abater pelas inúmeras dificuldades e pelos insucessos de nosso viver diário. Precisamos buscar um novo ânimo que vem de Deus para recomeçarmos a nossa jornada. O nosso Deus sempre tem o melhor para nos conceder, ainda que os momentos sejam difíceis. José é símbolo de recomeço, resistência, fé e coragem. Sua vida nos inspira a novos começos.

Para viver novos começos…

1. APROVEITE as oportunidades que Deus dá.

“O faraó mandou chamar José, que foi trazido depressa do calabouço. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se ao faraó.” (Gênesis 41.14)

O convite do rei foi resultado de uma vida de esperança. Esperança essa que se manifestou quando José disse ao copeiro-mor, ainda na prisão: “Quando tudo estiver indo bem com você, lembre-se de mim e seja bondoso comigo; fale de mim ao faraó e tire-me desta prisão.” (Gênesis 40.14)

Precisamos estar prontos para as oportunidades que Deus nos proporciona. Sem hesitação, devemos aproveitar com fé, esperança e coragem a possibilidade de novos começos.

2. ABRACE os novos desafios.

O desafio estava posto depois que José interpretara os sonhos de Faraó e fora promovido.

“Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você… E o faraó prosseguiu: Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito.” (Gênesis 41.40,41)

“Deus esta te preparando para mudança de nível!”

Voltando a José, sua missão alinhada ao desafio era resolver o problema dos sete anos de fome que haveria de assolar o povo daquela época: “mas depois virão sete anos de fome. Então todo o tempo de fartura será esquecido, pois a fome arruinará a terra.” (Gênesis 41.30)

Deus tirou José da casa do seu pai e o colocou como Governador do Egito para ele ajudar sua família. Deus tirou José da prisão e o colocou no palácio para ser a resposta pra alguém. Deus vai mudar sua situação atual e você vivera novos começos para que você seja neste ano de 2021 a resposta para vida de alguém.

3. ESCREVA a sua nova história.

Sua nova história não será escrita por pessoas, palavras, circunstâncias que você viveu, a menos que você permita. José decidiu escrever uma nova história a partir de novos começos. Ele decidiu romper com as velhas dores.

“Sua nova história não precisa ser igual à antiga.”

Ele decide virar a página e começar tudo de novo e isso fica mais que evidente, quando José decide revelar sua identidade a seus irmãos. Ele diz: “Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gênesis 45.5)

Você consegue enxergar propósito em tudo o que aconteceu na sua vida? José conseguiu! Ele sabia que sua adversidade tinha sido parte de um quadro maior e, portanto, perdoou livremente aqueles que o havia ferido. Quando você perdoa, você se liberta de toda a amargura e raiva que pode impedi-lo de viver novos começos.

“Não viva o novo ano com magoas antigas.”

Decida perdoar! É assim que eu e você podemos e precisamos fazer. Vamos escrever mais um capítulo da nossa história. Agora, não mais um capítulo de dor e sofrimento. Mas um novo capítulo, com novos começos na presença do Senhor. Bem disse o sábio e poeta Salomão:
“Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo” (Provérbios 3.6)

Deus mostrou o caminho certo pra José. Ele mostrará também a você.

Conclusão:

“Quem começa com Deus nunca começa do zero.”

O novo começo de José se deu porque ele começou com Deus.

“Deus é Deus de recomeços.”

Recomece com Deus e você viverá um tempo de novos começos em sua vida.

Para viver novos começos…
1. APROVEITE as oportunidades que Deus dá.
2. ABRACE os novos desafios.
3. ESCREVA a sua nova história.

Rolar para o topo