Vivendo de Bem com a Vida

SÉRIE “ESCOLHA A ALEGRIA” | 03/06
VIVENDO DE BEM COM A VIDA

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Irmãos, quero que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para o avanço do evangelho; a tal ponto de ficar claro para toda a guarda pretoriana e para todos os demais que é por Cristo que estou na prisão. E, animados pelas minhas prisões, a maior parte dos irmãos no Senhor tem muito mais coragem para falar sem medo a Palavra de Deus. É verdade que alguns pregam Cristo até mesmo por inveja e discórdia, mas outros o fazem com boas intenções. Estes o fazem por amor, sabendo que fui posto aqui para defesa do evangelho; mas aqueles anunciam Cristo por discórdia, não com sinceridade, pensando que assim podem aumentar o sofrimento das minhas prisões. Mas que importa? De qualquer forma, contanto que Cristo seja anunciado, quer por pretexto, quer não, alegro-me com isso e, sim, sempre me alegrarei. Pois sei que isso resultará em salvação para mim, pela vossa súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, segundo a minha intensa expectativa e esperança de que em nada serei decepcionado; pelo contrário, com toda a ousadia, tanto agora como sempre, Cristo será engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Pois para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1.12-21)

Paulo foi o homem que escreveu a seus amigos a carta mais alegre de todo o Novo Testamento. Apesar de tudo o que ele sofreu, Paulo aprendeu a viver bem, como diríamos em nosso tempo: Paulo aprendeu a viver de bem com a vida. E é com ele que vamos aprender a viver de bem com a vida.

Para viver de bem com a vida…

1. Seja CONFIANTE, apesar de ser VÍTIMA

“Irmãos, quero que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para o avanço do evangelho; a tal ponto de ficar claro para toda a guarda pretoriana e para todos os demais que é por Cristo que estou na prisão. E, animados pelas minhas prisões, a maior parte dos irmãos no Senhor tem muito mais coragem para falar sem medo a Palavra de Deus.” (Filipenses 1.12-14)

Como pode uma pessoa pensar assim em meio a tais circunstâncias? A resposta não é difícil nem complicada: Paulo escolheu contar as suas bênçãos ao invés de listar as suas frustrações.

Para viver de bem com a vida…

2. Seja ESPERANÇOSO, a despeito das INCERTEZAS

“Pois sei que isso resultará em salvação para mim, pela vossa súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, segundo a minha intensa expectativa e esperança de que em nada serei decepcionado; pelo contrário, com toda a ousadia, tanto agora como sempre, Cristo será engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.” (Filipenses 1.19-20)

Paulo tinha esperança, apesar das incertezas que enfrentava. O que ele estava experimentando não era o fim; as coisas ocorreriam exatamente conforme a vontade de Deus, e isso era o que lhe dava paz.

Para viver de bem com a vida…

3. Seja FELIZ, pois cristo é SUFICIENTE

“Pois para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1.21)

O segredo de viver é o mesmo que o de encontrar a felicidade: ambos residem na centralização em Jesus Cristo. A busca da felicidade é a busca de uma vida centrada em Cristo e controlada por Ele. Jesus Cristo é suficiente!

Conclusão:

É possível viver bem, de bem com a vida, ainda que as circunstâncias ao nosso redor não sejam as melhores. Paulo nos ensinou como viver de bem com a vida, mesmo atravessando os vales mais profundos. Lembre-se…

Para viver de bem com a vida…
1. Seja CONFIANTE, apesar de ser VÍTIMA
2. Seja ESPERANÇOSO, a despeito das INCERTEZAS
3. Seja FELIZ, pois cristo é SUFICIENTE

Rolar para o topo