Vivendo o Meu Milagre (16/08/2015 – noite)

VIVENDO O MEU MILAGRE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Então, chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Jesus parou e disse: chamem-no. E chamaram o cego: ânimo! Levante-se! Ele o está chamando. Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. Perguntou-lhe Jesus: o que você quer que eu lhe faça? O cego respondeu: Mestre, eu quero ver! Disse Jesus: vá, a sua fé o salvou. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.” (Marcos 10.46-52)
O texto que lemos conta a história de um cego que, depois de ter um encontro com Jesus, voltou a enxergar. Esse texto conta a história de um homem que viveu o seu milagre.
Quem era esse homem? Era Bartimeu, cego e mendigo. Ele vivia a margem do caminho. Esse homem não era apenas cego e mendigo, mas estava também com sua autoestima destruída pela dor que enfrentava. Bartimeu Não tinha saúde, nem dinheiro, nem valor próprio. Ele carregava, não somente a sua capa de mendigo, mas, também, seus complexos, seus traumas e suas feridas abertas.
Talvez essa seja, também, a triste realidade de sua vida. Uma vida marcada pela desesperança, pelos complexos, pelos traumas do passado, pelas frustrações e decepções, pelas feridas abertas. Talvez você tenha chegado nesse lugar completamente sem esperança de dias melhores. A boa notícia é que esse cego e mendigo um dia teve um encontro com Jesus, e isso mudou totalmente a realidade da sua vida. Da mesma forma, você também, pode ter um encontro com Jesus e viver o seu milagre, tendo a realidade da sua vida totalmente transformada!
O que fez Bartimeu viver o seu milagre? O que ele foi capaz de fazer para que a realidade da sua vida fosse transformada? Como você pode viver o seu milagre hoje?
Para viver o seu milagre…
1. Não desperdice a OPORTUNIDADE que Deus lhe dá
“Então, chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Marcos 10.46-47)
Aquela era a última vez que fisicamente Jesus passaria por Jericó. Por isso, Bartimeu não desperdiçou aquela oportunidade para viver o seu milagre. É perigoso desperdiçar uma oportunidade. Nunca sabemos se a oportunidade de agora é a última da nossa vida. Sobre isso é preciso seguir o conselho do profeta Isaías que escreveu o seguinte:
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaias 55.6)
Para viver o seu milagre…
2. Seja PERSEVERANTE naquilo que você deseja
“Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v. 48)
Havia no coração de Bartimeu o desejo de viver o seu milagre. No entanto, tentaram o calar. Na busca pelo milagre, quem está tentando abafar a sua voz? Quem está tentando impedi-lo de clamar pela ajuda de Jesus? Não desista, persista, resista a qualquer impedimento para que você possa viver o seu milagre. Bartimeu viveu o seu milagre porque não desistiu no meio do caminho, não ficou se lamentando diante do impedimento, mas continuou clamando, buscando, batendo na porta da graça, clamando ao Senhor para intervir em sua vida.
Para viver o seu milagre…
3. Não rejeite o CONVITE que Jesus lhe faz
“Jesus parou e disse: chamem-no. E chamaram o cego: ânimo! Levante-se! Ele o está chamando.” (v. 49)
Jesus mandou chamar aquele homem. É possível que ele nunca houvesse recebido um convite igual. Não era hora de rejeitar um convite tão especial como esse. E ao convite de Jesus, ele não perdeu tempo:
“Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus.” (v. 50)
Vale ressaltar que ele estava abrindo mão de tudo o que ele tinha para aceitar o convite de Jesus. A sua capa era sua casa, era o seu tudo. Porém, ao ouvir o convite do mestre, ele deixou tudo o que tinha para fazer de Jesus o tudo da sua vida! Se é Jesus quem está nos convidando, não nos resta outra opção senão deixar a nossa capa, levantar-se do chão e ir ao seu encontro, aceitando o seu convite transformador.
A atitude de Bartimeu serve para nos mostrar o que Jesus espera de cada um de nós diante do Seu convite: Ele espera uma resposta de fé, prontos a atender o Seu convite de amor. Por isso, tenha bom animo; levante-se, ele te chama. Ele te chama para que você possa viver o seu milagre.
Para viver o seu milagre…
4. Diga para JESUS o que você precisa
“Perguntou-lhe Jesus: o que você quer que eu lhe faça? O cego respondeu: Mestre, eu quero ver!” (v. 51)
Bartimeu sabia exatamente o que necessitava. E você? Você sabe do que precisa? A vida humana é cheia de desejos e necessidades. Deus quer que expressemos nossas verdadeiras necessidades e desejos, apesar dEle saber de todas as coisas. Fale agora para Jesus! Abra o seu coração para Ele.
Para viver o seu milagre…
5. Decida SEGUIR a Jesus pela FÉ
“Disse Jesus: vá, a sua fé o salvou. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.” (v. 52)
Um fato muito importante merece destaque: Bartimeu seguiu Jesus pelo caminho. Para viver o seu milagre nunca mais largue Jesus. A Bíblia diz que Bartimeu se tornou um discípulo de Jesus e o seguiu de perto. Largou capa, largou tudo. Quando andamos com Jesus descobrimos que o milagre não é um evento em nossas vidas, mas que andar com Jesus é andar com o próprio milagre todos os dias.
Daqui pra frente queira viver com Jesus, ouvir a sua voz, participar da graça de Deus em todas as coisas. Queira tornar-se como Bartimeu, que creu e passou a seguir a Jesus pela fé.
Conclusão:
Assim como Jesus passou por Jericó, ele também está passando hoje pela nossa vida, cruzando as avenidas da nossa existência. Podemos considerar a sua presença ou desprezá-la.
Porém, para viver o seu milagre…
1. Não desperdice a OPORTUNIDADE que Deus lhe dá
2. Seja PERSEVERANTE naquilo que você deseja.
3. Não rejeite o CONVITE que Jesus lhe faz.
4. Diga para JESUS o que você precisa.
5. Decida SEGUIR a Jesus pela FÉ

 

Rolar para o topo