Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 04 – Com Jesus ao Redor da Mesa

Estudo 04 – COM JESUS AO REDOR DA MESA
Semana de 13 a 19 de março de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lucas 22.19-20)

Marcos 14.12-26 relata os momentos finais do ministério de Jesus na Judeia após ser ungido em Betânia. Jesus vai para Jerusalém para participar da sua última ceia com seus discípulos. A Última Ceia foi a última refeição que Jesus dividiu com seus discípulos em Jerusalém antes de sua crucificação. Durante a ceia, Jesus previu sua traição por um dos discípulos ali presentes e antecipa que, antes do amanhecer do dia seguinte, o apóstolo Pedro iria negar conhecê-lo. Os três evangelhos sinóticos e a Primeira Epístola aos Coríntios incluem um relato da instituição da ceia memorial na qual Jesus reparte o pão entre os discípulos dizendo: “Este é o meu corpo”. O Evangelho de João não inclui esta parte, mas afirma que Jesus lavou os pés dos discípulos, dando-lhes um novo mandamento: “Ame os outros como eu vos amei”. João também reproduz um detalhado discurso de despedida feito por Jesus, chamando os apóstolos que seguiam seus ensinamentos de “amigos e não servos”. A partir da experiência de Jesus com seus discípulos, quais são as lições que podemos aprender quando estamos sentados ao redor da mesa com Jesus?

1. A MESA É PREPARADA COMO UM PRESENTE DE HONRA. “Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós” (Marcos 14.15). Normalmente você convida pessoas para jantar em sua casa que são muito amadas por você ou que você possua uma admiração. Não é incrível quando você é convidado para participar de um momento tão belo como esse? Agora imagine o presente de SEMPRE poder sentar-se ao redor da mesa com Jesus! Realmente é um presente de honra! Não existe um lugar melhor para se sentar do que ao redor da mesa com Jesus e poder receber o pão de Suas mãos.

2. A MESA É LUGAR DE AÇÕES DE GRAÇAS. “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomem; isto é o meu corpo” (Marcos 14.22). A mesa onde, ao seu redor, estamos sentados com Jesus, não é um lugar de fofoca e murmuração. Na verdade, precisamos escolher nos sentar apenas ao redor das mesas em que Ele estiver também. Quais são as pessoas que sentem ao redor da mesa? Ao redor de que mesas você se senta para ter momentos de comunhão? Sentar-se ao redor da mesa com alguém é muito importante, como já vimos. Então, saiba escolher ao redor de quais mesas você vai querer se sentar. Com Jesus é sempre no amor e na gratidão, e não na escassez e murmuração.

3. A MESA É LUGAR DE PERDÃO. “Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. E lhes disse: Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos” (Marcos 14.23-24). O sangue de Jesus que foi derramado na cruz é o que nos permite viver uma vida nova, livre da escravidão do pecado. Ele se entregou por amor e não por ter sido obrigado. Ele escolheu se sacrificar para que pudéssemos ter união com o Pai. Ele levou toda a culpa que deveríamos receber ao ser crucificado. Todos os que se arrependem são perdoados. Então, não tenha vergonha de se sentar ao redor da mesa com Jesus. Ele não está ali para te julgar, mas para te amar e compartilhar a Sua vida com você.

CONCLUSÃO: Jesus entregou na cruz Seu corpo e sangue por nós. Ele morreu, mas no terceiro dia ressuscitou. Portanto, participar da Ceia significa participar da vida de Cristo. É um momento de extrema alegria e não de tristeza, e nada pode nos impedir de participar. E você sabe para que os discípulos se sentaram ao redor da mesa da comunhão? Para aprenderem a SERVIR a mesa dos outros. Disse Jesus: “Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve” (Lucas 22.27).

A CHAVE DA MESA: O Ministério de SERVIR as mesas do Senhor pelo mundo!

PARA REFLEXÃO: Será que nós estamos escolhendo sentar ao redor da mesa com Jesus? Será que o lugar ao redor da mesa que sentamos hoje é o mesmo lugar ao redor da mesa que Jesus também está sentando?

PARA ORAÇÃO: Avalie como está o seu coração ao sentar-se ao redor da mesa com Jesus. Lembre-se, tudo o que Ele quer ali é compartilhar a vida dele com você.

PARA APLICAÇÃO: Convide alguém que ainda não conhece a Jesus para sentar-se ao redor da mesa com Ele. A Presença de Deus está em sua casa? Então é perfeito para esse encontro com Jesus!

JEJUM DA SEMANA (De 13 à 19/03): PRIMEIRA SEMANA – SOBREMESAS E DOCES.

LEITURA DEVOCIONAL: Livro 24 horas que transformaram o mundo, Editora Vida – (Leitura do PRIMEIRO capítulo)

Rolar para o topo