Estudo 03 – O Encontro que Gera a Expectativa do Mover de Deus

Estudo 03 (2021) – O Encontro que Gera a Expectativa do Mover de Deus
Semana de 14 a 20 de março
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Então Jesus lhe disse: Levante-se! Pegue a sua maca e ande. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado.” (João 5.8,9)

Hoje vamos abordar a ênfase do encontro que gera a expectativa do mover de Deus. Então, abra o seu coração e esteja pronto, pois certamente este mover de Deus é o que vamos experimentar hoje. A seguir, vamos ver três princípios para vivermos este mover sobrenatural de Deus em nossas vidas:

Para gerar expectativa do mover de Deus em sua vida…

1. Deposite sua FÉ em Jesus (João 5.3,5). Ao ler o texto é possível imaginar um lugar repleto de doentes, homens e mulheres de várias idades, de classes sociais diferentes, porém com algo em comum, eles precisavam receber cura! Se um homem era capaz de mover a sua vida e morar à beira de um tanque por 38 anos eu lhe pergunto, será que ele não tinha fé? Evidentemente que tinha! Porém, uma fé aplicada no lugar errado. Sempre que nós baseamos a nossa fé em um objeto, lugar ou pessoa que não seja Jesus estamos fadados a replicar esta mesma história em nossos dias. Nossa fé precisa estar em Jesus, nossa esperança deve ser pelo agir Dele, nossa confiança precisa estar firmada em sua palavra, e nossa expectativa precisa ser viver um relacionamento mais profundo com Ele.

2. Não se prenda aos DIAGNÓSTICOS (João 5.5). O olhar do escritor revela o que aparentemente pode ser visto: o homem que estava ali era paralítico, e isso fala mais alto que seu nome, suas qualidades, suas aptidões, seus dons, talentos e virtudes. Quantas vezes somos tentados a aceitar o rótulo que as pessoas colocam sobre as nossas vidas. Por vezes devemos ir na contramão dos diagnósticos, das palavras, dos olhares e de nossa própria mente. O que todo mundo acredita, não é o que Deus declara, e Jesus mostra isso tirando o rótulo que aquele homem carregava até então, declarando para aquele homem: A cura está disponível para você hoje! Jesus quer arrancar de você todos os rótulos que carregava até aqui.

3. Reconheça Jesus como a FONTE que TUDO o que você PRECISA (João 5.6-7). Quando paramos para refletir na pergunta de Jesus e na resposta do homem, percebemos que algo muito importante precisava ser ajustado para o milagre acontecer. Jesus faz uma pergunta óbvia e a resposta também precisaria ser, mas não foi. Você quer ser curado? Porém a resposta foi: Não tenho ninguém para me jogar no tanque! Muitas vezes também somos tentados a colocar nosso foco e expectativa em coisas ao invés de nos entregar em fé para aquilo que só Jesus é capaz de fazer. Por isso pense hoje, o que você tem respondido a Jesus? Você tem dado motivos, desculpas, justificativas? Ainda que pareça óbvio demais, tudo o que Jesus quer ouvir de nós é: Sim eu quero ser curado!

CONCLUSÃO: O mover de Deus não esta limitado a objetos, lugares ou pessoas, mas está acessível a cada um de nós hoje.

• Para reflexão: Somos capacitados pela Presença, empoderados pela Presença, abastecidos de plena alegria através da Presença. A Presença de Deus não tem relação com nossos méritos e esforços, pois não a merecemos, ela nos foi dada por meio da obra de Jesus.

• Para oração: Que em oração possamos pedir a Deus que cada dia mais nossa fome e sede pela Presença seja despertados. Que nosso amor pela Presença seja tão grande que outras pessoas sejam tocadas e ministradas através de nós por esse amor.

• Para aplicação: Não existe nenhum relacionamento que tenha sido construído sem dedicação, esforço e tempo. Seja uma amizade, um namoro e até um casamento. É preciso investir dedicação, tempo e esforço. Que através desta lição você possa aceitar o convite para um relacionamento mais profundo com o Espírito Santo, se comprometendo a dedicar o esforço necessário e um tempo de maior qualidade para Ele.

• Para indicação: Leitura do livro “Oração, um encontro com Deus”, de Oswald Chambers, Editora Vida.

Rolar para o topo