Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 07 – Com Jesus na Humilhação

Estudo 07 – COM JESUS NA HUMILHAÇÃO
Semana de 03 a 09 de abril de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado. Os soldados levaram Jesus para dentro do palácio, isto é, ao Pretório e reuniram toda a tropa. Vestiram-no com um manto de púrpura, depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele. E começaram a saudá-lo: ‘Salve, rei dos judeus!’. Batiam-lhe na cabeça com uma vara e cuspiam nele. Ajoelhavam-se e lhe prestavam adoração. Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto de púrpura e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.” (Marcos 15.15-20)

A humilhação de Jesus passou por vários degraus. Ele desceu do céu à terra; sendo Deus, se fez homem; sendo rei se fez servo; sendo juiz se fez vítima indefesa; sendo santo se fez pecado; sendo bendito se fez maldição; sendo glorificado pelos anjos, foi cuspido pelos homens. No Getsêmani, suou sangue; no sinédrio foi acusado falsamente e espancado; no pretório foi condenado à morte e açoitado; no calvário foi pregado na cruz. O apóstolo Paulo diz que ele se humilhou até a morte e morte de cruz (Filipenses 2.8). O que podemos aprender com Jesus na sua humilhação?

A humilhação de Jesus…

1. REVELA O ALTO PREÇO DA GRAÇA DE DEUS. “… embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se” (Filipenses 2.6). Jesus não pensou em si mesmo; Ele pensou nos outros. Ele abriu mão da Sua glória, desceu das alturas e usou os seus privilégios para abençoar os outros. Com uma única palavra, Jesus poderia ter acabado com sua humilhação. Jesus foi humilhado porque havia amado os perdidos, anunciado as Boas Novas do Reino de Deus, curado os enfermos, dado vista aos cegos e tantas outras coisas. Ele deixou-se ser humilhado, abrindo mão dos seus direitos para que todos pudessem aprender sobre o alto preço da graça de Deus.

2. APRESENTA O VALOR DE UM AMOR SACRIFICIAL. “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” (Isaías 53.4,5). Todo sofrimento e humilhação de Jesus não foram acidentais. Ele mesmo sabia que o caminho escolhido terminaria em sua Paixão. Ele suportou toda a humilhação com determinação, silêncio e dignidade. Toda humilhação que Jesus sofreu até ser levado à cruz revela o valor do amor sacrificial de Deus por nós. E o que isso nos ensina? O amor sacrifical transforma inimigos em amigos, constrange o culpado a se arrepender e derrete os corações de Pedra. O mundo é transformado pelas verdadeiras demonstrações do amor sacrificial e pelas atitudes abnegadas de serviço ao próximo.

3. MOSTRA QUE UMA MUDANÇA DE VIDA É NECESSÁRIA. “Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima” (Isaías 53.3). A humilhação de Jesus deve afetar profundamente a vida de quem a ouve. Os relatos de sua humilhação precisam levar-nos ao arrependimento. Todo o seu sofrimento tem o objetivo de ser um espelho diante de nossa alma, uma recordação da inveja, da pequenez, do egocentrismo e da cegueira espiritual. Ao ouvirmos os relatos da sua humilhação precisamos nos posicionar e decidir: “NUNCA MAIS”. A ruína da nossa humanidade precisa ser percebida ao ouvirmos sobre a humilhação de Jesus e uma mudança de vida precisa ser desejada.

CONCLUSÃO: A humilhação de Jesus revela o alto preço da graça de Deus, apresenta o valor de um amor sacrificial e mostra que uma mudança de vida é necessária. Por isso, devemos olhar para a humilhação de Jesus e decidir: tenho de lutar para viver de modo digno de todo esse sofrimento.

PARA REFLEXÃO: Será que a humilhação de Jesus afeta a minha vida a tal ponto de fazer mudanças diariamente? Será que meu coração está sensível para absorver e praticar todas as lições que a humilhação de Jesus me ensina?

PARA ORAÇÃO: Ore pedindo a Deus que o sensibilize para entender as verdades ensinadas pela humilhação de Jesus. Ore pedido a Deus que quebre todo orgulho. Ore pedindo que suas atitudes sejam parecidas com as atitudes de Jesus.

PARA APLICAÇÃO: Ao ouvir sobre a humilhação de Jesus e aprender as suas lições, não demore a fazer as mudanças que o Espírito Santo já revelou a você.

JEJUM DA SEMANA (De 03 à 09/04): QUARTA SEMANA – TV, CINEMA, FILMES E SÉRIES.

LEITURA DEVOCIONAL: Livro 24 horas que transformaram o mundo, Editora Vida – (Leitura do QUARTO capítulo)

Rolar para o topo