Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 15 – Exercendo a Autoridade Recebida

Estudo 15 – EXERCENDO A AUTORIDADE RECEBIDA
Semana de 12 a 18 de junho de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

Texto Bíblico: Mateus 28.18-20

Hoje vamos conversar sobre Autoridade Espiritual. Ninguém nasce com autoridade. Autoridade é gerada pelo fruto de suas ações. Em nosso caso, a semente de tudo isso é a Intimidade com Deus, ela vai dar a autoridade para espalhar Sua palavra. Já ouviu a frase “Quem você pensa que é” ou “Jogou onde”? Claramente são frases usadas contra pessoas que querem exercer uma autoridade que ainda não lhes foi dada. Se você já tentou falar de Jesus para algum amigo e recebeu um “ué?! Ser cristão é viver do jeito que você vive? Prefiro continuar do jeito que estou!”, então sua vida não condiz com o que você prega. Está na hora de mudar suas ações e exercer a verdadeira autoridade que somente Jesus pode entregar a você.

Para exercer autoridade espiritual…

1. Construa uma vida de INTIMIDADE COM DEUS (Êxodo 19.9). Moisés se sentiu inseguro diante das ordens do Senhor por conta de seu problema de fala (Êxodo 4.10) e por achar que não tinha o que era preciso para guiar o povo. Mas sua intimidade com Deus o capacitou para a missão. Desde a sarça ardente, até a subida ao monte Sinai, Moisés tinha grandes encontros com Deus que o tornavam influente e decisivo sobre os Israelitas. Vemos, em Êxodo 19, que o Senhor prometeu vir a toda nação de Israel em uma densa nuvem de presença e glória, era realmente um convite para o secreto. Antes só Moisés tinha encontros com Deus, mas Ele quis mudar essa realidade (Êxodo 20.18-21). Porém, o povo de Israel se acovardou diante da nuvem da Presença e pediu para que apenas Moisés fosse ao encontro do Senhor e fosse entregue apenas a ele a autoridade sobre toda a nação no deserto. O povo recusou o encontro e não recebeu a autoridade. A nossa conquista vem somente de Jesus, tudo começa com Ele e Seu início é plantado na intimidade.

2. Comece exercendo-a sobre VOCÊ MESMO PRIMEIRO (Lucas 9.23). Como você quer mudar alguém se você não consegue mudar a si próprio? Tenha domínio próprio, não se molde aos padrões do mundo, não se prenda ao pecado, não deixe o pecado exercer autoridade sobre sua vida. O assunto desse ponto é a Santidade. Sem santidade ninguém pode representar Jesus aqui na terra, pois Ele é Santo e nos chama para sermos santos também. A chave está em entregar o controle total das suas decisões e ações a Deus e deixar que ele comande diariamente. A Santidade é gerada no relacionamento com Ele. O Mundo pode não saber que você tem intimidade com Deus ou o que você faz no secreto, mas uma vida santa é facilmente notada por todos, pois é o Espírito Santo que tocará no coração das pessoas através da sua vida.

3. Tenha BOAS REFERÊNCIAS (Lucas 6.12-13). Jesus já tinha intimidade com o Deus Pai desde o princípio, mesmo assim Jesus saía para lugares isolados para orar. Por quê? Para nos servir de exemplo. Jesus é Santo, mesmo assim se deixou ser tentado no deserto pelo diabo, mas venceu todas as tentações que apareceram. Por que Ele permitiu isso? Para nos servir de exemplo. Jesus realizava milagres, expulsava demônios, tinha palavras que entravam fundo no coração do homem, sua presença trazia paz e esperança por onde passava. Tudo isso era resultado direto da sua intimidade e santidade. Essa é a verdadeira Autoridade que Jesus deixou para nós (Lucas 10.19). “O discipulador só elevará o discípulo para o próximo nível de relacionamento com Deus quando ele mesmo estiver desfrutando desse relacionamento” Carlito Paes – Células Apostólicas.

CONCLUSÃO: A autoridade espiritual só é gerada a partir dos encontros de intimidade com Deus, o cultivo de uma vida em Santidade e o caminhar com pessoas que compartilham a unção que carregam. Então, você terá propriedade para falar do amor de Deus, pois muito mais do que palavras bonitas, as pessoas vão sentir o próprio Espírito Santo fluindo pela sua vida.

PARA REFLEXÃO: A autoridade de Deus já foi dada a cada um de nós. Como você tem correspondido a essa autoridade dada por Deus? Você a tem exercido de forma legítima?

PARA ORAÇÃO: Ore pedido a Deus fome e sede de relacionar-se com Ele mais e mais.

PARA APLICAÇÃO: Pratique a mudança de um hábito para buscar mais intimidade com Deus essa semana. Acorde mais cedo para orar, passar menos tempo no celular, faça um jejum de uma atividade que você costuma gastar muito tempo para ler a bíblia e se conectar com Deus.

Rolar para o topo