Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 16 – Vida de Santidade

Estudo 16 – VIDA DE SANTIDADE
Semana de 19 a 25 de junho de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado.” (Isaías 6.5-7)

No contexto do profeta Isaías, enquanto tinha uma visão logo antes de ser enviado para entregar uma mensagem de Deus, ele reconheceu que era pecador e arrependido por isso, foi purificado e perdoado de seus pecados, ou seja, ele foi santificado ao estar diante da presença de Deus. Santidade não depende do que você faz ou deixa de fazer e sim do quão próximo você está de Deus e o quanto da Santidade dEle está em você. Santidade é um estilo de vida e santificação é um processo para aqueles que se arrependem do seu jeito de viver e decidem se aproximar daquele que é Santo. Portanto, para ter um estilo de vida de santidade…

1. Busque o ARREPENDIMENTO (Isaías 6.5). Reconhecer o pecado é o primeiro passo para se arrepender, e, para viver um estilo de vida de santidade, não basta se arrepender uma vez, mas precisamos viver constantemente arrependidos dos nossos erros e ao mesmo tempo constantemente perdoados por Deus (Lamentações 3.22,23). Reconheça seus erros e, principalmente, reconheça que eles nunca serão maiores que o amor do Pai por você.

2. Faça um esforço para VENCER o PECADO (Hebreus 12.14). Nossa carne nunca vai nos deixar em paz, por isso precisamos vencê-la o tempo todo, pois a primeira chance que você der para suas vontades ruins, elas vão te derrubar (Mateus 26.41). Não importa o quão crente você acha que é, você precisará sempre se esforçar para se manter em santidade. Nós não podemos lutar contra as tentações, nós devemos fugir delas. A vida cristã não é uma prova de resistência, é uma corrida em direção a Deus, foque no alvo, se esforce para se manter na intimidade com Jesus.

3. PRIORIZE a santidade em sua vida (1ª Pedro 1.15,16). Torne a santidade uma prioridade. E, por fim, se a santidade não for sua prioridade, sempre vai ter uma outra opção que vai te interessar mais e te afastar da intimidade com o Pai. Ser santo não é uma opção, é um chamado de Deus para todos que o amam e o seguem. Ao mesmo tempo que sem santidade ninguém verá o Senhor, sem o Senhor ninguém estará em santidade. Torne a sua intimidade algo inegociável e priorize a agenda de santidade que Deus tem para você, assim você verá tudo ser acrescentado sem sua vida (Mateus 6.33).

CONCLUSÃO: (Leia Salmos 32.3,5). A boa notícia é que Deus te ama tanto que está sempre pronto para te perdoar, por isso viver arrependido, se esforçar para ser santo e tornar isso uma prioridade, nunca irá falhar, pois o ingrediente principal dessa receita já foi acrescentado: A CRUZ. Jesus já morreu pelo seu perdão e já ressuscitou para mostrar que é maior que o seu maior erro. Porém não esconda, não guarde para si os seus pecados, o perdão está liberado, mas depende de você acessá-lo. Você também não está sozinho nisso, Deus colocou pessoas em sua vida para te ajudar nesse processo (Tiago 5.16).

PARA REFLEXÃO: Seja sincero: você tem desejo de viver uma vida de santidade? Você está disposto a sacrificar seus desejos pecaminosos para relacionar-se de forma mais profunda com Deus?

PARA ORAÇÃO: Ore cada dia mais e mais até estabelecer um relacionamento de intimidade com Deus. Isso o ajudará a viver uma vida de santidade.

PARA APLICAÇÃO: Não há outro caminho para viver uma vida de santidade: é preciso aproximar-se cada vez mais de Deus. Quando mais próximo de Deus, mais longe do pecado. Quando mais próximo de Deus, mais quebrantado você estará, mais arrependimento sincero brotará no seu coração.

Rolar para o topo