Estudo 16 – Vida de Santidade
Estudo 16 – VIDA DE SANTIDADE
Semana de 19 a 25 de junho de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF
“Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado.” (Isaías 6.5-7)
No contexto do profeta Isaías, enquanto tinha uma visão logo antes de ser enviado para entregar uma mensagem de Deus, ele reconheceu que era pecador e arrependido por isso, foi purificado e perdoado de seus pecados, ou seja, ele foi santificado ao estar diante da presença de Deus. Santidade não depende do que você faz ou deixa de fazer e sim do quão próximo você está de Deus e o quanto da Santidade dEle está em você. Santidade é um estilo de vida e santificação é um processo para aqueles que se arrependem do seu jeito de viver e decidem se aproximar daquele que é Santo. Portanto, para ter um estilo de vida de santidade…
1. Busque o ARREPENDIMENTO (Isaías 6.5). Reconhecer o pecado é o primeiro passo para se arrepender, e, para viver um estilo de vida de santidade, não basta se arrepender uma vez, mas precisamos viver constantemente arrependidos dos nossos erros e ao mesmo tempo constantemente perdoados por Deus (Lamentações 3.22,23). Reconheça seus erros e, principalmente, reconheça que eles nunca serão maiores que o amor do Pai por você.
2. Faça um esforço para VENCER o PECADO (Hebreus 12.14). Nossa carne nunca vai nos deixar em paz, por isso precisamos vencê-la o tempo todo, pois a primeira chance que você der para suas vontades ruins, elas vão te derrubar (Mateus 26.41). Não importa o quão crente você acha que é, você precisará sempre se esforçar para se manter em santidade. Nós não podemos lutar contra as tentações, nós devemos fugir delas. A vida cristã não é uma prova de resistência, é uma corrida em direção a Deus, foque no alvo, se esforce para se manter na intimidade com Jesus.
3. PRIORIZE a santidade em sua vida (1ª Pedro 1.15,16). Torne a santidade uma prioridade. E, por fim, se a santidade não for sua prioridade, sempre vai ter uma outra opção que vai te interessar mais e te afastar da intimidade com o Pai. Ser santo não é uma opção, é um chamado de Deus para todos que o amam e o seguem. Ao mesmo tempo que sem santidade ninguém verá o Senhor, sem o Senhor ninguém estará em santidade. Torne a sua intimidade algo inegociável e priorize a agenda de santidade que Deus tem para você, assim você verá tudo ser acrescentado sem sua vida (Mateus 6.33).
CONCLUSÃO: (Leia Salmos 32.3,5). A boa notícia é que Deus te ama tanto que está sempre pronto para te perdoar, por isso viver arrependido, se esforçar para ser santo e tornar isso uma prioridade, nunca irá falhar, pois o ingrediente principal dessa receita já foi acrescentado: A CRUZ. Jesus já morreu pelo seu perdão e já ressuscitou para mostrar que é maior que o seu maior erro. Porém não esconda, não guarde para si os seus pecados, o perdão está liberado, mas depende de você acessá-lo. Você também não está sozinho nisso, Deus colocou pessoas em sua vida para te ajudar nesse processo (Tiago 5.16).
PARA REFLEXÃO: Seja sincero: você tem desejo de viver uma vida de santidade? Você está disposto a sacrificar seus desejos pecaminosos para relacionar-se de forma mais profunda com Deus?
PARA ORAÇÃO: Ore cada dia mais e mais até estabelecer um relacionamento de intimidade com Deus. Isso o ajudará a viver uma vida de santidade.
PARA APLICAÇÃO: Não há outro caminho para viver uma vida de santidade: é preciso aproximar-se cada vez mais de Deus. Quando mais próximo de Deus, mais longe do pecado. Quando mais próximo de Deus, mais quebrantado você estará, mais arrependimento sincero brotará no seu coração.