Estudo 17 – Vão e Façam Discípulos

Estudo 17 (2021) – Vão e Façam Discípulos
Série: O QUE JESUS ESPERA DOS SEUS SEGUIDORES
Semana de 04 a 10 de julho
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Assim como o pai me enviou, eu os envio.” (João 20.21)

Jesus é Deus, Ele mesmo afirma isso: “Eu e o Pai somos um” (João 10.30). Por isso, Ele tem a mesma autoridade que o Pai (Mateus 28.18). Autoridade está relacionada com o direito de estar acima de determinado grupo de pessoas para que estas lhe sejam sujeitas. Quando o centurião romano pediu que Cristo curasse seu servo, ele expressou o que é autoridade e mostrou a autoridade de Jesus em suas palavras (Mateus 8.8-9). Autoridade, portanto, é o direito e o poder de determinar a seus subordinados que façam o que você lhes ordenou. Tudo está subordinado a Jesus: ‘céus e terra’, todas as pessoas, animais, anjos e demônios, natureza e até o diabo. Nós temos o privilegio de viver debaixo dessa autoridade, e a vivermos sujeitos a ela conforme ensina a Palavra de Deus. A autoridade de Jesus foi nos dada para, dentre tantas coisas, irmos e fazermos discípulos.

Para cumprir o IDE…

1. Entenda QUEM É JESUS (João 3.17). Jesus é o filho de Deus que veio para salvar o mundo. Para isso ele recebeu toda autoridade. Não existe nada que não esteja debaixo da autoridade de Cristo e que Ele não possa fazer. Quando estava na Terra, Ele nos ensinou sobre autoridade e mostrou a sua autoridade sobre os religiosos, sobre diabo, demônios, sobre a cura de enfermidades, sobre a natureza, sobre a vida e a morte, sobre juízo final, enfim, sobre toda humanidade. Sendo assim, não existem impossíveis para Cristo. Ele cura, restaura, salva, transforma.

2. Entenda a SUA AUTORIDADE EM JESUS (João 13.20). Você é um representante de Jesus. Não existe nada fora do alcance de Jesus, ele ordena que todos sejam seus discípulos, mas ele deixou para você a responsabilidade de anunciar isso e fazer discípulos dele. Você é filho amado de Deus, por meio do sacrifício de Jesus, e representa a Cristo, sendo suas mãos, seus olhos e os seus pés aqui no mundo. Você tem uma grande missão. Que responsabilidade! Que grande autoridade foi dada em suas mãos. Agora é hora de realizá-la. Como diz o ditado: “Missão dada é missão cumprida!”.

3. Entenda o PROPÓSITO DA SUA MISSÃO (Mateus 28.19). A missão dada por Jesus é: “Façam discípulos por todas as nações!” Isso é lindo. Mostra que Jesus se preocupa com todos os povos. Não há exclusão! Quero lembrar a você a visão da nossa igreja: “Ganhar todas as pessoas para Jesus!”, essa é a missão nos dada por Jesus!

CONCLUSÃO: “Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.37-38). O Reino precisa de mais trabalhadores, por isso quero lhe fazer algumas perguntas: o que você tem feito para cumprir a missão que Jesus te deu? Quantas pessoas você já levou para participar de uma celebração da sua igreja? Você está cuidando de alguém? Já ganhou alguém para Jesus este ano? Estas perguntas servem de reflexão sobre o quanto temos sido efetivos em cumprir a missão que Jesus nos deixou. A igreja não é o ponto de chegada, mas de partida. Então, mãos a obra, pois a seara é grande!

• Para reflexão: Você tem colocado em prática o mandamento de Jesus de fazer discípulos? Qual é a maior dificuldade que você tem de cumprir o ide de Jesus?

• Para oração: Ore para Deus incendiar seu coração com relação àqueles que precisam ser alcançados pelo evangelho.

• Para aplicação: Jesus edificou sua Igreja e está reunindo seus filhos de todas as nações do mundo por meio da mensagem daqueles que Ele envia para cumprir a missão.

• Para indicação: Leitura do livro “O QUE JESUS ESPERA DE SEUS SEGUIDORES”, de John Piper, Ed. Vida.

Rolar para o topo