Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 18 – Mude Sua Visão

Estudo 18 – MUDE SUA VISÃO
Semana de 03 a 09 de julho de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15-16 NVI)

A vida cristã não é um “parque de diversões” ou uma “colônia de férias”, ela é um campo de batalha. Podemos até imaginar que vivemos em uma “bolha”, superprotegidos dos ataques externos, mas acontece que não é assim. Nessa guerra não há como ficar neutro. Não há trégua e nem há pausa. É nossa visão de mundo (cosmovisão) que determina nossos valores, que nos auxilia a interpretar o mundo ao nosso redor. É nossa visão que separa o que é importante do que não é, o que é mais valioso do que é menos. É nossa visão de mundo que responde as questões mais básicas de nossa vida. Nosso desafio é não ser levado pelas visões erradas de mundo, mas ter uma cosmovisão cristã. Então, como você pode mudar sua visão?

1. TENHA UMA VISÃO BÍBLICA (Oseias 4.6). Antes de responder alguma coisa, pergunte: o que a Bíblia diz a respeito disso? Olhar o mundo por meio das Escrituras é, na verdade, olhar o mundo através de três lentes ao mesmo tempo: como algo criado por Deus, deformado pelo pecado e que está sendo resgatado pela obra de Cristo.

• a. Todas as coisas foram criadas por Deus (Colossenses 1.16) – A criação não é um relógio no qual Deus deu corda e deixou para funcionar sozinho. Até hoje Ele ainda fala; sua voz ecoa por toda a criação (Isaías 40.25-26). Ter uma cosmovisão cristã é reconhecer que foi Deus quem criou todas as coisas!

• b. Toda a criação foi deformada pelo pecado (Romanos 3.23; 6.23a) – A queda foi total, não há nada que não foi atingido pelo pecado de Adão e Eva (Gênesis 3.17). A natureza aguarda a restauração (Romanos 8.19-21). Por causa do pecado toda a criação foi afetada, e não apenas a natureza ou os seres vivos, mas também de toda e qualquer estrutura ou sistema do mundo (Família, governo, artes…).

• c. A redenção de Cristo é total – A Cosmovisão Bíblica oferece esperança! A Bíblia nos promete que as reivindicações ilegítimas de Satanás um dia cessarão; seu reino será destruído! Em Jesus todas as coisas foram restauradas (Colossenses 2.13-15; 2ª Coríntios 5.18-19). A boa notícia que recebemos e que devemos anunciar é que Deus estava, em Cristo, restaurando todas as áreas da vida que haviam sido distorcidas pelo pecado. A obra consumada de Cristo aplicada em nossas vidas nos permite cooperar na restauração não só em nossa vida religiosa, mas em todas as áreas da existência!

2. TENHA UMA VISÃO CENTRADA EM CRISTO (Colossenses 1.15-20; Filipenses 2.9-11). “Não há um centímetro quadrado deste mundo do qual Cristo, que é soberano sobre tudo, não possa dizer: é meu” (Abraham Kuyper). Cristo é Senhor e Rei sobre todas as coisas.

3. TENHA UMA VISÃO CORRETA SOBRE O FUTURO (Romanos 8.37). O futuro é triunfante e glorioso. Por mais difícil que essa batalha possa parecer, o final é glorioso! O nosso inimigo não será derrotado, ELE JÁ É DERROTADO (Lucas 10.18).

CONCLUSÃO: (Leia Efésios 5.15-16). Mude hoje sua visão! Que você olhe o mundo de uma maneira Bíblica e Cristocêntrica!

Rolar para o topo