Estudo 20 – Conhecendo o Inimigo

Estudo 20 – CONHECENDO O INIMIGO
Semana de 17 a 23 de julho de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” (Efésios 6.10-13)

Quando falamos sobre Batalha Espiritual e sobre nosso inimigo, existem dois extremos que são totalmente equivocados:

 SUBESTIMAR o inimigo. Muitos negam a existência do diabo e desconhecem seu poder, suas armas e suas estratégias, e o diabo é mais perigoso em sua astúcia do que em sua força.

 SUPERESTIMAR o inimigo. O outro extremo é falar mais do diabo do que de Deus. Fazem o diabo de protagonista de todas as ações. Nesse extremo, muitas vezes, o homem deixa de ser culpado e deixa de ter responsabilidade de suas ações perante Deus.

CONTRA QUEM ESTAMOS LUTANDO?

1. Nossa batalha não é contra PESSOAS. “Nossa luta não é contra seres humanos” (Efésios 6.12).

2. Nossa batalha é contra o DIABO. “… para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo…” (Efésios 6.11).

3. O reino das trevas é ORGANIZADO. “…. mas contra os poderes e autoridades…” (Efésios 6.12). O reino das trevas possui uma organização. “A ordem da desordem”. Engraçado que ele quer muitas vezes nos levar para uma desorganização.

4. O diabo é MENTIROSO. “… pois é mentiroso e pai da mentira.” (João 8.44).

5. O diabo quer te DESTRUIR. “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir…” (João 10.10). Nessa tentativa de destruição, ele usa sempre das mesmas estratégias, e domingo ouvimos algumas que ele usou ainda contra o povo de Deus quando queriam ser libertos do Egito: a) Encha-se de atividades, e fique sem tempo de adorar a Deus; b) Sirva a Deus sem sair do Mundo; c) Saia do Mundo, mas fique por perto; d) Saia do Mundo, mas deixe os seus filhos; e) Saia do Mundo, mas deixe o seu dinheiro.

6. O futuro do diabo é a DESTRUIÇÃO. “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.” (Lucas 10:18).

COMO VENCER?

1. Revista-se com o PODER de Deus. “… fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.” (Efésios 6.10).

2. Revista-se com a ARMADURA de Deus. “Por isso, vistam toda a armadura de Deus…” (Efésios 6.13). Cinto da verdade; Couraça da justiça; Pés calçados com a preparação do evangelho da paz; Escudo da fé; Capacete da salvação; Espada do Espírito.

3. Viva uma vida de SANTIDADE e PUREZA. “Aquele que pratica o pecado é do Diabo.” (1ª João 3.18).

4. Esteja sempre ALERTA e VIGILANTE. “Estejam alertas e vigiem.” (1ª Pedro 5.8).

Rolar para o topo