Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 31 – O que é a Igreja?

Estudo 31 (2021) – O QUE É A IGREJA?
Semana de 07 a 13 de novembro
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

Texto Bíblico: Efésios 2.11-22

Muitas pessoas pensam que a Igreja é apenas um local onde pessoas se encontram para falar sobre religião. Mas na verdade ela é bem diferente disso. Em Efésios, o apóstolo Paulo nos mostra através de ilustrações o que realmente é uma Igreja. E é sobre isso que vamos falar hoje. O que é uma Igreja e quem é você dentro da Igreja? Todos nós estamos em uma missão! Então vamos agora ver em três ilustrações sobre o que é uma Igreja:

A Igreja…

1. É uma FAMÍLIA para o PAI (Efésios 2.19). Igreja é uma família. Somos herdeiros do dono do Universo. O Pai não quer uma instituição, Ele quer uma família. O que mais alegra o coração de um pai são os irmãos tendo uma relação profunda. A igreja não é um lugar para você ir, mas uma família para você pertencer. É o ajuntamento dos filhos e filhas de Deus, como família. O que nos une como família é maior do que uma discussão de ideias. Quanto mais família nós formos mais nós vamos poder discutir, conversar, falar e ouvir a verdade uns dos outros, pois o que nos une é muito maior do que uma diferença de visão. O que mais entristece o coração do Pai é ver os filhos brigando e causando divisão na família. Não adianta cantar canções bonitas e na mesa destruir o irmão. Somos uma família!

2. É um CORPO para o FILHO (Efésios 2.16). A igreja é uma família que está em uma missão. Todos que são inseridos na igreja têm uma função, não existe uma pessoa na igreja que não tem uma função. Não existe espectador na igreja, pois você é inserido no corpo de Cristo e agora membro do Corpo de Cristo. Uma pessoa que tem um membro amputado tem mais qualidade de vida do que uma pessoa que tem um membro paralisado. Um membro paralisado continua puxando energia, o corpo tem que carregar ele e não serve para nada. Ou seja, ter uma pessoa não fazendo nada prejudica mais do que não tê-la aqui. A igreja é um corpo, temos uma missão, uma função e algo para fazer. Precisamos descobrir qual parte do corpo nós somos. Qual é a sua missão? Você faz parte do corpo de Cristo, e o avanço do corpo de Cristo depende de você entender qual é a sua parte e fazer alguma coisa. Todos são diferentes, mas a missão é igual. O que nós vamos fazer vai ser diferente, mas o POR QUE nós vamos fazer vai ser igual. Quem é você no corpo de Cristo?

3. É uma MORADA para o ESPÍRITO SANTO (Efésios 2.20-22). A igreja é uma morada para o Espírito Santo. E cada pessoa é um tijolo, uma pedra viva nesse edifício. Quando olharem para nós, não vão ver apenas um ajuntamento, mas vão ver apenas UM. Quando nós formos um, vamos viver o maior avivamento! Não podemos ter divisão dentro da Igreja. Não podemos separar o santuário de Deus. Seja um pacificador, seja um agente de paz! Nós somos o edifício de Deus e existe um lugar certo para você estar “encaixado” nele. Quando nós formos um, teremos a manifestação da glória de Deus.

CONCLUSÃO: A igreja é “nós”. Uma família, um corpo e uma morada, somos nós! O Deus que nós servimos é uma família, Pai, Filho e Espírito Santo. Nós fomos criados para conviver com outras pessoas, você não é a imagem de Deus sozinho, NÓS somos. Quando nós somos um, Ele aparece! Nós só vamos manifestar a Glória de Deus se pararmos de pensar no “MEU” e começarmos a pensar em “NÓS”. Você não foi criado para olhar para você, por isso é preciso um espelho para poder se ver. Você foi criado para olhar em quem está à sua frente. Quando assumirmos a identidade de uma família veremos as bênçãos de Deus sendo derramadas em nossas vidas.

• Para reflexão: Você sabe qual é a sua missão? Você sabe quem é você no Corpo de Cristo?

• Para oração: Que nesta semana, em toda e qualquer situação que você enfrentar, você possa se perguntar: estou me preocupando mais comigo ou mais com o Corpo de Cristo?

• Para aplicação: Ore essa semana pela unidade da igreja, para que tenhamos cada vez mais a identidade de uma família, sendo menos “eu” e mais “nós”.

• Para indicação: Você não foi criado para olhar para você mesmo, mas sim olhar para quem está à sua frente. Que nesta semana você busque, entre o seu grupo, qual a necessidade da igreja, seja servir, doar ou ajudar alguém, que você possa ser o primeiro a se prontificar em ser corpo e se importar com o próximo.

Rolar para o topo